quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A ascendência de Goering

Goering/arquivo Google
Na Alemanha de Adolf Hitler não havia, naturalmente, problema algum de concentração de autoridade para fins de guerra. Isto fôra conseguido com a ascenção de Hitler ao poder. Mas mesmo assim o governo alemão sentiu a necessidade de um órgão capaz de supervisar a coordenação das medidas necessárias para o eficaz prosseguimento da guerra. O equivalente alemão do Gabinete de Guerra britânico era, pois, o Conselho Ministerial para a Defesa do Reich, que Hitler criara com o decreto de 30 de agosto.
 


O chefe desse órgão era o marechal-de-campo Goering, agora definitivamente estabelecido como segundo na importância depois do próprio Hitler. Desde que os nazistas tomaram o poder, ele tinha sido encarregado de uma sucessão de tarefas críticas, de modo que a sua autoridade já se estendia aos terrenos político, militar e econômico. Foi presidente do Reichstag, criador e chefe da força aérea alemã, e diretor do Plano de Quatro Anos que governava a atividade econômica da Alemanha. E em seu discurso no Reichstag, a 1o de setembro, Hitler nomeou Goering seu sucessor imediato para o caso de lhe acontecer algo durante a guerra.

Para o segundo na lista, e também para membro do Conselho de Defesa, Hitler nomeou Rudolf Hess. O mérito relevante deste era a sua completa devoção pessoal a Hitler. Em troca, Hitler provavelmente confiava em Hess mais que em qualquer outro de seus associados. Tornou Hess seu vice-líder no Partido Nazista, e dependia dele em muitos dos trabalhos de detalhe envolvendo coisas como a redação de decretos. Da parte de Hess, Hitler podia contar com solícita obediência.

Os outros quatro membros do Conselho eram Wilhelm Frick (Ministro do Interior), dr. Walther Fuck (Ministro da Economia e diretor do Reichsbank), general Wilhelm Keitel (Chefe do Estado-Maior pessoal de Hitler) e dr. Heinrich Lamers, chefe da Chancelaria do Reich e secretário do Conselho. Esses homens eram naturalmente membros em função dos próprios cargos que ocupavam, e sua inclusão foi menos digna de nota que a omissão de certos outros líderes. A ausência de Herr von Ribbentrop poderia ser atribuída ao fato de que ele era Ministro do Exterior, visto que o Conselho iria lidar principalmente com questões domésticas. Mas a exclusão do dr. Goebbels, ministro da Propaganda, e de Heinrich Himmler, chefe da Polícia Secreta, eram levadas por muitos observadores na conta da hostilidade pessoal de Goering. Sua inimizade em relação a Goebbels havia muito era notória; e sua antipatia a Himmler, embora possivelmente mais recente, não era por isso menos amarga. Parecia ser compartilhada pelos altos círculos do exército, revoltados com a brutalidade dos métodos policiais de Himmler. Diz muito do poder de Himmler o fato de pouco tempo depois Goering ter sido obrigado a conceder-lhe o direito a um assento como substituto do dr. Frick sempre que este tivesse que ausentar-se.

Ao término do ano era sentida a necessidade de coordenação ainda maia estreita. O Conselho de Defesa poderia harmonizar a política, mas algo semelhante a um Estado-Maior para a economia nacional atrairia maior harmonia neste terreno O resultado foi a criação, a 4 de janeiro, de um Conselho Geral da Economia de Guerra. Novamente Goering foi escolhido chefe, e ligados a ele estavam funcionários dos principais ministérios que lidavam com questões sociais e econômicas, da mesma forma que do exército e da organização do Plano de Quatro Anos. A nova nomeação tornou Goering chefe supremo de toda a economia nacional, e colocou diretamente em suas mãos o controle de funções específicas que mesmo Hitler nunca procurou exercer.
 
 

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo