sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Asteróide 'passou raspando' a Terra e bateu recorde de proximidade

Por Inovação Tecnológica 

Objeto realizou curva de 60º sob influência da gravidade 
terrestre.
Crédito: NASA
No dia 04 de fevereiro um pequeno asteróide até então desconhecido passou raspando pela Terra. Segundo a Agência Espacial Norte-Americana (NASA), o 2011 CQ1, com cerca de um metro de diâmetro, passou a apenas 5.480 km da superfície do planeta. Este é um recorde histórico, constituindo a maior aproximação já registrada.
 
 


O asteróide "tirou tinta" da Terra em uma área sobre o sul do Oceano Pacífico. Se tivesse sido detectado antes, a probabilidade de colisão teria sido calculada próxima aos 100%. O recorde anterior havia sido registrado em 2004 - mas o 2004 FU162 passou a mais 6.400 km de nós.

A ocorrência inédita gerou também um outro fato inusitado: ao passar por aqui, o asteróide fez a curva mais fechada que os astrônomos já haviam registrado para um corpo celeste. Como era muito pequeno e passou muito perto, a gravidade da Terra exerceu uma influência forte o suficiente para alterar completamente sua órbita, fazendo-o virar à esquerda em 60º.

A curva foi tão fechada que foi suficiente para mudar a categoria do mesmo. "Antes da recente aproximação com nosso orbe, este objeto estava na chamada órbita de classe Apolo, que fica na maior parte do tempo fora da órbita da Terra", explicaram Don Yeomans e Paul Chodas, do Programa Near-Earth Object [Objetos Próximos à Terra, NEO]. "Depois da aproximação, a atração gravitacional da Terra modificou a órbita do objeto para uma de classe Atenas, quando passa a maior parte do tempo dentro da órbita da Terra", explicaram os astrofísicos.
 
 
agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Link - me



Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day

Suas Férias

PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo