quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Belo Horizonte comemora Dia Nacional do Imigrante Italiano no Brasil

Dia Nacional do Imigrante Italiano no Brasil


A Cônsul da Itália em Belo Horizonte, Maria Pia Calisti, tem o prazer de convidá-lo para a comemoração do Dia Nacional do Imigrante Italiano no Brasil.

O evento, que conta com a
co-realização do Comites de Belo Horizonte, se realizará às 19 horas, do dia 21 de Fevereiro de 2011, no Museu Histórico Abílio Barreto.

O programa prevê as participações do Prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, do Secretário Municipal Adjunto de Relações Internacionais, Rodrigo Perpétuo, do COMITES de Belo Horizonte, Silvia Alciati e uma homenagem à Sra. Anita Uxa, como representante da comunidade italiana de Belo Horizonte.
 
 
 
Anita Uxa
Anita Uxa, nascida em Trieste e mineira por adoção é presidente de honra e uma das fundadoras da Sociedade Amigas da Cultura (1953), uma organização criada para incentivar o processo cultural em Minas, apoiando e promovendo as manifestações culturais do Estado.

Propício para a ocasião será o lançamento da Revista da Imigração Italiana em Minas Gerais (Arquivo Virtual dos Imigrantes Italianos), publicada pela Associação Ponte entre Culturas / MG.

O dia 21 de Fevereiro foi sancionado como o Dia Nacional do Imigrante Italiano no Brasil pela Lei nº 11.687, de 02 de junho de 2008.
Segundo o Dossiê Estatístico Imigração Caritas/Migrantes, divulgado no “Rapporto Italiani nel Mondo”, 2006 – Fundação Migrantes da Conferência Episcopal Italiana, com 31 milhões de descendentes italianos, o Brasil desponta como o maior país com raízes italianas no mundo.
No livro “Roteiro dos italianos e de seus descendentes em Minas Gerais”, publicado em maio de 2003, os autores Luiz Carlos Biasutti, Arlindo Loss e Everaldo Loss reuniram 5.497 nomes de famílias italianas, só em Belo Horizonte. Número que, acrescido aos dados de cidades do interior de Minas, ultrapassa as 23.000 famílias, o que faz crer que a atual população ítalo-descendente em todo o Estado se aproxime de 2.000.000 de pessoas.

A contribuição dos italianos para a formação da atual sociedade mineira é sem dúvida de capital importância, uma vez que, em torno de 10% da população de Minas Gerais é constituída dos descendentes desses italianos que, dentre outros povos, em muito contribuíram para o desenvolvimento político, econômico, social e cultural do Estado.

Serviço
Dia Nacional do Imigrante Italiano no Brasil.
Data: 21 de fevereiro de 2011, às 19 horas
Local: Museu Histórico Abílio Barreto
Av. Prudente de Morais, 202
Cidade Jardim – Belo Horizonte

Realização
Consulado da Itália em Belo Horizonte
Comites de Belo Horizonte

Parceiros
Acibra MG -Associação de Cultura Ítalo Brasileira de Minas Gerais
Cervejaria Wals

Assessoria de Comunicação
Ponte entre Culturas – MG
Contato: Martha Toffolo
marthatoffolo@gmail.com
(31) 3221-6959 / 8745-6959

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo