sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Computador de 10 quatrilhões de cálculos por segundo

Sistema de 10 petaflops será
duas vezes mais rápido que o
supercomputador mais rápido de hoje.
O Argonne National Laboratory, um dos maiores e mais antigos laboratórios de pesquisa científica do Departamento de Energia dos Estados Unidos, anunciou que usará um supercomputador da IBM capaz de fazer 10 quatrilhões de cálculos por segundo. De acordo com a IBM, se todas as pessoas nos Estados Unidos fizessem um cálculo por segundo, levaria um ano para atingir os resultados que o supercomputador Mira leva um segundo para realizar sozinho.  

O novo computador é 20 vezes mais rápido que o utilizado atualmente pelo laboratório. O sistema de 10 petaflops estará disponível em 2012 e será duas vezes mais rápido que o supercomputador mais rápido de hoje. No Argonne, o Mira será usado para avançar em pesquisas que vão desde o design de baterias de carros elétricos até alterações climáticas globais e a evolução do universo.  

O Argonne e o Departamento de Energia escolheram 16 projetos que farão os primeiros estudos utilizando o Mira. "Computação e supercomputação são essenciais para desenvolver alguns dos nossos maiores desafios científicos, como o avanço de energia limpa e a compreensão do clima na Terra", disse Rick Stevens, um dos diretores do laboratório, em comunicado.
jornalvarginhahoje

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Link - me



Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day

Suas Férias

PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo