sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A faceta religiosa de Warhol

Cidade do Vaticano - O L'Osservatore Romano, órgão oficial da Santa Sé, publicou um extenso artigo do crítico de arte italiano Sandro Barbagallo, que propõe a redescoberta do aspecto religioso da vida e obra de Andy Warhol, uma das facetas menos conhecidas do pintor americano que inventou a Arte Pop.
 

Barbagallo parte das pesquisas do francês Alain Cueff, que afirma que "hoje estamos acostumados a ver a arte do século XX como uma arte que renunciou ao sagrado", segundo a ideia de que "a vanguarda foi construída contra uma tradição, na qual a arte e a religião estavam frequentemente vinculadas".

"Poucos sabem que o 'pai' da Pop Art não era só um dandy anti-burguês, mas também um homem profundamente religioso, dedicado à oração e às obras beneficentes", recorda Barbagallo, que reconstrói a biografia de Warhol.

Nascido em Pittsburgh (Pensilvânia) em uma família de emigrantes de etnia rutena provenientes do então império austro-húngaro, atual Eslováquia, Andrew Warhola (seu nome verdadeiro) sempre manteve laços com a religião praticada pelos seus pais na Igreja Católica Bizantina Rutena, uma das comunidades cristãs orientais que manteve sua adesão à Igreja de Roma.

Em sua cidade natal, diz o crítico italiano, os Warhola "frequentam regularmente a igreja bizantina de São João Crisóstomo, onde seus filhos foram batizados" e é onde o futuro Andy descobre que esse templo, "como todas as igrejas ortodoxas, é dominado por iconostácios, com uma sequencia de ícones em vários níveis".

"A visão destes iconostácios teve uma grande influência sobre Warhol. De fato, a repetição em série e em vários níveis se tornou um dos traços característicos do seu trabalho", comenta Barbagallo.

www.ansa.it/www.italianos.it

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo