sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A farsa do UFO de Jerusalém chega ao Brasil

Na última quarta-feira (16), a fake atingiu em cheio as agências nacionais de notícias
Por Paulo R. Poian

A última febre da rede estava sendo considerada até como um 'aviso de Deus' para os recentes protestos da população no mundo árabe. Ilustração do Domo da Rocha, com um belo anjo no lugar do 'UFO'. Crédito: Theparanormalpastor

Novamente, mais uma falsificação rondou os computadores de todas as classes sociais, culturas e credos, causando estardalhaço e sendo espalhada mundialmente através da Internet - mais precisamente no famigerado Youtube.

Três vídeos simultâneos foram lançados - agora estamos na casa dos seis, confirmando a modalidade conhecida como série viral ou marketing viral [ http://produtorajunior.blogspot.com/2011/01/marketing-viral-tecnica-da-web-20.html ] -, supostamente captados de ângulos e pessoas diferentes no dia 28 de janeiro, contando a história de um UFO que teria pairado sobre um importante e singular santuário, o Dome of the Rock [Domo da Rocha], localizado em Jerusalém (Israel). Tais imagens envolveriam turistas que ali estariam videografando a paisagem.

Desde o princípio, achávamos que se tratava de um novo trote virtual [Fake ou hoax], inclusive alertando diversas comunidades no meio ufológico, principalmente devido às falhas amadoras nas montagens, perfeitamente perceptíveis. Parecia claro o engodo engenhosamente disparado em todas as direções. No entanto, mesmo com os avisos, ninguém segura os boatos e ocorreu o efeito almejado por seus autores, o big-boom na rede, a partir do dia 29 de janeiro.

No Google, digitando "UFO jerusalem", este autor se defrontou na tarde do dia 05 de fevereiro com 2.340.000 (isto mesmo, dois milhões, trezentos e quarenta mil) resultados. Tornando a teclar o mesmo no dia 18, já estamos na casa de 8.900.000 (quase nove milhões de resultados)! Parte deste "acervo digital" envolve o Brasil, que foi surpreendido pelas agências de notícias nacionais no dia 14, que aparentemente descobriram a notícia - após mais de duas semanas do lançamento da série viral - e ajudaram a reespalhar o boato, agora em terras tupiniquins. Ora, o caso já estava devidamente desmistificado e desmontado desde o dia 02 de fevereiro, exatamente a partir do nosso país.

Deixando de lado as cerimônias e indo direto ao ponto, um resumo dos vídeos pode ser assistido clicando-se aqui [ http://www.youtube.com/watch?v=Ggzl8z9Csho&feature=player_embedded ]e a investigação detalhada sobre a farsa, acessível aqui [ http://www.ufo.com.br/noticias/ufo-de-jerusalem---mais-uma-farsa-virtual-desvendada ]. A estória, para quem ainda não ficou sabendo, será facilmente encontrada por todos os lados e fontes variadas.

Recentes detalhes

Um suposto "porta-voz de uma associação israelense de pesquisas ufológicas" surgiu, anônimo, defendendo duas das gravações, mas também sem respaldo algum. O consultor da Revista UFO Atílio Coelho, que possui contatos naquela região, tentou apurar alguma informação que pudesse ao menos sugerir o mínimo de crédito ao suspeito evento. "Entramos em contato com amigos que residem em Tel Aviv e não confirmaram o acontecimento. Ao contrário, nos informaram ainda que nenhum jornal, rádio ou TV havia feito qualquer comunicado a respeito", declarou Coelho.

Há uma grande diferença, incomensurável, entre imagens que possuem fontes, autores detectáveis, endereços de contato disponíveis, a disponibilização das filmagens originais - direto da câmera, imprescindíveis - e conteúdos de sites de vídeos ufológicos, onde vale tudo e absolutamente nada se informa. O que custa, afinal, realizar uma pequena investigação antes de simplesmente crer e passar adiante essas coisas?
 
 
 
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

1 Comentário:

guilherme.guilhon disse...

Parece que os seres humanos são os seres mais inteligentes do universo , isso vcs devem conseguir provar , e se conseguirem me avisem , pois a coisa é mais séria que eu imaginava...

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Link - me



Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day

Suas Férias

PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo