quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Google Art Project: Explorando pinturas e museus na internet



Por José Luis Zapata
Se você pensou que a Internet iria matar a cultura, aqui está uma prova de que não é verdade. O Google lançou um novo serviço que nos fornece mais de 1000 obras de arte em museus ao redor do mundo com excelente qualidade.
 
 
 
 
 
 

Google Art Project  dá a oportunidade aos museus  fazerem suas obras acessíveis a mais pessoas e não apenas aqueles que frequentam as galerias ou tem a sorte de viver em cidades com grandes museus. Agora, um público maior poderá desfrutar de uma experiência que de outra maneira não poderiam ter.

Para realizar o projeto combinou várias ferramentas existentes, como o Picasa e AppEngine - e desenvolveu novas tecnologias, como a capacidade de trazer o Google Street a  interiores para fazer um tour virtual por esses grandes museus.

O projeto tem uma seleção de imagens em alta resolução das obras de arte mais famosas , além de mais de mil obras de arte de cerca de 400 artistas diferentes em uma resolução muito boa. Contou com o apoio de 17 diferentes museus , incluindo o Museu Metropolitano de Arte e do MoMA em Nova York, o Gemäldegalerie em Berlim, o de Arte Rainha Sofia o Museu Thyssen-Bornemisza, em Madrid, o Museu Van Gogh em Amsterdã e muitos outras grandes galerias que ofereceram sua colaboração.

Entre as coisas que me impressionou é que dá para ver os detalhes das pinturas que o museu escolheu ser capturadas em alta resolução. Cada uma destas fotografias tem mais de 7 bilhões de pixels , o que seria como usar mil câmeras de imagem digital convencional para capturar a imagem, além de ter usado uma tecnologia especial para apreciar todos os detalhes em seu navegador, graças ao Picasa. Você pode até ver as pinceladas de Van Gogh em sua obra "O Quarto" , juntamente com outros detalhes da pintura.

Além disso, você pode explorar o interior do museu, como se estivesse lá. A navegação é muito semelhante ao Google Street , criando uma experiência muito agradável. Enquanto a "visitar" o museu tem a oportunidade de apreciar obras de arte individual e ver a mesma informação com um clique. Uma coisa curiosa é que você pode acessar este recurso, mesmo a partir do Google Maps .

A página também nos dá a capacidade para criar suas próprias coleções de onde nós podemos manter nossos trabalhos favoritos, as abordagens em áreas específicas de uma pintura ou INFORACION  que achamos interessantes. Nós também podemos compartilhar nossa coleção com qualquer pessoa.

O Projeto Arte é uma ótima idéia e uma tentativa de colocar a Internet ao serviço da cultura e da arte. Então, se você não visitou o Museu Metropolitano de Arte ou quer conhecer as obras em exposição no Museu Van Gogh , não se preocupe, você pode fazer isso com apenas alguns cliques.
 
 
 fonte: alt1040

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo