domingo, 13 de fevereiro de 2011

Google Earth é o Indiana Jones contemporâneo

O estereótipo de Indiana Jones oscilando entre a vida e a morte no meio do deserto, animais selvagens , tem hoje um concorrente sério: o Google Earth. O mapa virtual do Google revelou apenas na Arábia Saudita, cerca de dois mil locais de alto interesse arqueológico , segundo uma reportagem do News Scientist.





O investigador australiano, David Kennedy, não carrega um chicote ou um mapa empoeirado com os segredos do passado para prosseguir em cavernas escuras e desertos intransitáveis. "Eu nunca estive na Arábia Saudita , não é um dos países mais fáceis de se visitar", admite.

Kennedy, da Universidade de Perth na Austrália Ocidental , analisou imagens de satélite usando a função do "birds-eye" do Google Earth e conseguiu descobrir vários locais "secretos", já que esta função aproxima bastante as imagens no software do Google.

Depois de digitalizar  1.240 quilômetros quadrados da Arábia Saudita encontrou 1.977 potenciais sítios arqueológicos, incluindo 1.082 tumbas de pedra.

De acordo com Kennedy, fotografias aéreas da Arábia Saudita não estão disponíveis para a maioria dos arqueólogos, e é difícil se não for impossível, para cobrir todo o país. "No entanto, o Google Earth pode ignorar isso", diz ele.

Kennedy confirmou que os sítios eram remanescentes da vida antiga e contou no local com a ajuda de um amigo que foi capaz de fotografar alguns dos lugares que ele havia indicado.

Ao comparar as imagens com as estruturas que Kennedy tinha visto na Jordânia , confirmou que os sítios podem ter até 9000 anos de idade. Mas há uma incerteza. "A partir do Google Earth é impossível saber se encontramos uma estrutura feita por beduínos a 150 anos ou 10 mil", disse ele e indicou que ia verificá-lo pessoalmente.

Em uma descoberta similar, investigadores de Melbourne (Austrália), encontraram 463 sitios no deserto  de Registan (Afeganistão) em 2008.
fonte: Pravda.ru

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo