quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Internet interplanetária já está em teste, diz Vint Cerf

Por ClickPB 

Vint Cerf em palestra sobre a nova Internet.
Crédito: Irevolution.wordpress
Segundo um dos "pais" da internet, Vinton Gray Cerf, a chamada conexão interplanetária já está sendo testada na Estação Espacial Internacional (ISS). Cerf explicou que a internet interplanetária está ativa sob testes, mas não usa o Internet Protocol [Protocolo de Internet, IP] e sim o novo Bundle Protocol [Protocolo de Pacotes], capaz de superar os períodos de inatividade e de desconexões que acontecem no espaço por causa dos movimentos celestes e dos satélites que orbitam a Terra.

Em entrevista ao site de tecnologia Network World, Cerf contou que esses novos protocolos já estão rodando na ISS, em vários laboratórios da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) e em algumas universidades. Na reportagem, ele explica que já existe, inclusive, um Bundle Bone, parecido com a espinha dorsal do IPv6, que liga todas as pesquisas umas às outras, e que "há pelo menos uma implementação do BP para o sistema operacional Android, que ainda precisa ser refeita e melhorada". O pai da internet disse também que a nave EPOXI, em órbita do Sol, recebeu os protocolos interplanetários e os está testando.

"Neste ano", ele acrescentou, "a idéia é padronizá-los e torná-los disponíveis para países que exploram o espaço". Por meio destes, a partir de agora, as espaçonaves serão interligadas e se tornarão nós da espinha dorsal espacial, capaz de suportar explorações por robôs e seres humanos. Cerf disse ainda que o Google está envolvido em vários projetos para acelerar a internet, como o SPDY, disponível em código aberto.

Em relação à computação em nuvem, lembrou que existem entre 25 e 30 grupos trabalhando em diferentes padrões. Mas para ele, "até que se consiga fazer experiências para que essas nuvens conversem umas com as outras de formas diferentes, não saberemos o que funciona e o que não funciona". Concluiu, dizendo que cada grupo vai precisar provar que seu padrão funciona no mundo real antes que se possa dizer qual é o vencedor.
 
 
 
Agradecimentos a: 
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo