quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Líbia fecha gasoduto que abastece a Europa, diz grupo petroleiro italiano

Não há risco de desabastecimento na Itália e outros países, diz a ENI.   Repressão a protestos contra Kadhafi deixou centenas de mortos no país

Da AFP - O único gasoduto que liga a Líbia à Itália e à Europa teve seu funcionamento suspenso, por causa da violência no país árabe, anunciou nesta terça-feira (22) a ENI. Mas a gigante italiana de petróleo e gás e o governo garantem que esta interrupção não colocará em risco o abastecimento do país.

"Devido à suspensão temporária de algumas atividades relacionadas à produção de gás natural na Líbia, o fornecimento através do gasoduto Greenstream está suspenso", informou a ENI, precisando que o gás líbio representava cerca de 10% das necessidades do produto na Itália.

Com 520 km de comprimento e uma capacidade de oito bilhões de m³ por ano, o Greenstream é o único gasoduto que liga a Líbia à Itália e à Europa.

Partindo de Mellitah na Líbia, ele chega a Gela, na Sicília (sul da Itália). O gás que transita pelo Greenstream é proveniente de duas jazidas (Bahr Essalam e Wafa) exploradas pela ENI e a companhia nacional líbia NOC.

Por causa da instabilidade no país, a empresa de energia italiana suspendeu algumas atividades na Líbia, mas o grupo não precisou qual proporção de sua produção tinha sido afetada no total.

A ENI é a principal produtora estrangeira no país, com uma produção de 244 mil barris por dia ou cerca de 640 mil barris, se for contabilizada a produção da companhia nacional líbia NOC que trabalha em parceria.

O grupo italiano vende também parte do gás líbio para terceiros, como, por exemplo, para a empresa italiana Edison e para a francesa GDF Suez, mas é difícil saber qual é proporção exata do que parte para o resto da Europa.

A Líbia exporta ainda gás natural liquefeito por via marítima para a Espanha, segundo a Agência Internacional de Energia. No entanto, as quantidades são ínfimas (1,5 milhão de m³ por dia) se comparadas às que passam pelo Greenstream.

Após o anúncio desta interrupção, a ENI procurou tranquilizar, informando que tinha "capacidade de lidar com a demanda de gás de seus clientes".
 
blogdoaleitalia

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo