domingo, 6 de fevereiro de 2011

A Linha Mannerheim

imagem/wikipédia

A Linha Mannerheim era um exemplo de primeira classe de modernas fortificações. Seguiu ela os princípios adotados pelos alemães no ocidente e pelos franceses na sua mais recente construção atrás da Linha Maginot os princípios da defesa em profundidade. Tirou plena vantagem das características naturais do terreno em que fôra construída. A largura de 96 km. do istmo de Carélia é pontilhada de lagos que constituem obstáculos para um assalto em massa ao longo de todo o comprimento daquela linha. A tática de infiltração impõe-se praticamente ao atacante pela própria natureza do terreno. E as obras de fortificações haviam sido construídas justamente para fazer frente a essa tática. Elas não eram construídas numa linha contínua, mas numa série de posições isoladas. Os pontos fortes eram a cidadela de Muolaa ao centro, as defesas de Taipale no lago Ladoga, e os fortes de Koivisto no golfo da Finlândia. Entre eles, e mais atrás, em três zonas principais, havia uma série de posições fortificadas a cobrirem as principais linhas de aproximação e construídas de modo a produzir um fulminante fogo cruzado contra as tropas atacantes. Uma crescente resistência na defesa foi calculada para infligir aos atacantes perdas tais que um contra-ataque apropriado lhes completaria a destruição.

Parecia que uma brecha preliminar fôra aberta, na última parte de janeiro, onde o principal peso do ataque russo estava então concentrado: ao longo da estrada de Viipuri a Leningrado antes de Summa, no centro direito da linha entre Muolaa e Koivisto. Atrás do ataque havia uma concentração de artilharia remanescente das batalhas do Somme e de Verdun, durante a Grande Guerra. Assestados quase lado a lado, os canhões russos martelavam incessantemente as fortificações, atirando, segundo cálculos, umas 300.000 granadas diariamente. Os efeitos desse canhoneio foram a erradicação das peças defensoras e o desvio de sua linha de fogo, ficando assim a infantaria atacante, coberta por tanques, capacitada de avançar sobre cada posição sucessiva. Depois de uma batalha de quinze dias, Summa foi capturada e a primeira linha defensiva estava penetrada.

Os finlandeses tinham obtido suas vitórias iniciais ao permitirem que as forças russas, avançassem para depois isolá-las, por meio de ataques às suas comunicações. Isto exigia uma flexibilidade de manobra que não era possível na defesa de posições fortificadas. O equivalente dessa tática na Linha Mannerheim teria sido um contra-ataque antes que o saliente criado pelos russos no ataque contra Summa se tivesse transformado numa ruptura das linhas finlandesas. Mas fortes ataques russos na extremidade oriental da linha e ao norte do lago Ladoga mantiveram engajadas substanciais forças finlandesas e impediram os finlandeses de reforçar os defensores de Summa. Eles não tinham reservas frescas disponíveis para contra-ataques, apesar da convocação de homens de 45 e 46 anos. Com a ruptura da frente finlandesa, os russos estavam capacitados a alargar a sua frente e a voltar a atenção aos fortes de Koivisto que ameaçavam seu flanco.

A 26 de fevereiro. os finlandeses finalmente admitiram a perda de Koivisto. A cidade-chave de Viipuri encontrava-se então sob um bombardeio a curta distância. Tropas russas penetraram em seus subúrbios nos primeiros dias de março; outras forças russas foram empregadas num movimento de flanco em torno da baía de Viipuri. Apesar da barragem de artilharia e do fogo de metralhadoras que as acolheu no avanço aberto por sobre o gelo, elas dominaram as ilhas e a baía e puderam fixar-se no continente. A 11 de março, Viipuri estava envolvida e seus dias visivelmente contados.

Mas quatro dias antes, a 7 de março, o mundo ficara atônito ao ter conhecimento da notícia de que negociações de paz já estavam em andamento entre a Rússia e a Finlândia.



fonte:  http://www.2guerra.com.br

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo