A Linha Mannerheim
imagem/wikipédia |
A Linha Mannerheim era um exemplo de primeira classe de modernas fortificações. Seguiu ela os princípios adotados pelos alemães no ocidente e pelos franceses na sua mais recente construção atrás da Linha Maginot os princípios da defesa em profundidade. Tirou plena vantagem das características naturais do terreno em que fôra construída. A largura de 96 km. do istmo de Carélia é pontilhada de lagos que constituem obstáculos para um assalto em massa ao longo de todo o comprimento daquela linha. A tática de infiltração impõe-se praticamente ao atacante pela própria natureza do terreno. E as obras de fortificações haviam sido construídas justamente para fazer frente a essa tática. Elas não eram construídas numa linha contínua, mas numa série de posições isoladas. Os pontos fortes eram a cidadela de Muolaa ao centro, as defesas de Taipale no lago Ladoga, e os fortes de Koivisto no golfo da Finlândia. Entre eles, e mais atrás, em três zonas principais, havia uma série de posições fortificadas a cobrirem as principais linhas de aproximação e construídas de modo a produzir um fulminante fogo cruzado contra as tropas atacantes. Uma crescente resistência na defesa foi calculada para infligir aos atacantes perdas tais que um contra-ataque apropriado lhes completaria a destruição.
Parecia que uma brecha preliminar fôra aberta, na última parte de janeiro, onde o principal peso do ataque russo estava então concentrado: ao longo da estrada de Viipuri a Leningrado antes de Summa, no centro direito da linha entre Muolaa e Koivisto. Atrás do ataque havia uma concentração de artilharia remanescente das batalhas do Somme e de Verdun, durante a Grande Guerra. Assestados quase lado a lado, os canhões russos martelavam incessantemente as fortificações, atirando, segundo cálculos, umas 300.000 granadas diariamente. Os efeitos desse canhoneio foram a erradicação das peças defensoras e o desvio de sua linha de fogo, ficando assim a infantaria atacante, coberta por tanques, capacitada de avançar sobre cada posição sucessiva. Depois de uma batalha de quinze dias, Summa foi capturada e a primeira linha defensiva estava penetrada.
Os finlandeses tinham obtido suas vitórias iniciais ao permitirem que as forças russas, avançassem para depois isolá-las, por meio de ataques às suas comunicações. Isto exigia uma flexibilidade de manobra que não era possível na defesa de posições fortificadas. O equivalente dessa tática na Linha Mannerheim teria sido um contra-ataque antes que o saliente criado pelos russos no ataque contra Summa se tivesse transformado numa ruptura das linhas finlandesas. Mas fortes ataques russos na extremidade oriental da linha e ao norte do lago Ladoga mantiveram engajadas substanciais forças finlandesas e impediram os finlandeses de reforçar os defensores de Summa. Eles não tinham reservas frescas disponíveis para contra-ataques, apesar da convocação de homens de 45 e 46 anos. Com a ruptura da frente finlandesa, os russos estavam capacitados a alargar a sua frente e a voltar a atenção aos fortes de Koivisto que ameaçavam seu flanco.
A 26 de fevereiro. os finlandeses finalmente admitiram a perda de Koivisto. A cidade-chave de Viipuri encontrava-se então sob um bombardeio a curta distância. Tropas russas penetraram em seus subúrbios nos primeiros dias de março; outras forças russas foram empregadas num movimento de flanco em torno da baía de Viipuri. Apesar da barragem de artilharia e do fogo de metralhadoras que as acolheu no avanço aberto por sobre o gelo, elas dominaram as ilhas e a baía e puderam fixar-se no continente. A 11 de março, Viipuri estava envolvida e seus dias visivelmente contados.
Mas quatro dias antes, a 7 de março, o mundo ficara atônito ao ter conhecimento da notícia de que negociações de paz já estavam em andamento entre a Rússia e a Finlândia.
fonte: http://www.2guerra.com.br
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)