quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Manifesto contra Belo Monte

Painel de Especialistas repudia concessão de licença parcial de instalação e autorizações para Belo Monte
 
Na última sexta-feira, (4/2), o painel de especialistas que há dois anos tem produzido análises criteriosas sobre o processo de licenciamento da hidrelétrica de Belo Monte, a ser construída na Volta Grande do Rio Xingu, no Pará, veio a público manifestar-se contra a licença parcial de instalação e as autorizações para supressão de vegetação e abertura de picada para construir o canteiro de obras, concedidas pelo Ibama.

O painel de especialistas, que se constituiu em 2009, e é formado por pesquisadores, professores universitários e estudantes de pós-graduação, divulgou nota na qual alerta a opinião pública e autoridades governamentais para os riscos e consequências que a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte representa e "apela aos cientistas brasileiros e do mundo a adotar posição crítica e vigilante, a direcionar seus estudos para produzir evidências sobre o desastre econômico, social e ambiental anunciado, a compartilhar do esforço de publicizar resultados de pesquisas sobre as questões técnico-científicas e políticas do projeto".

Movimentos sociais convocam manifestação contra Belo Monte

O protesto contra a usina hidrelétrica de Belo Monte (PA) será diante do Congresso Nacional, nesta terça-feira (8/2), a partir das 9h. Depois do ato, lideranças entregarão à Presidência da República uma lista de reivindicações e as petições que foram assinadas por mais de 500 mil pessoas.

O ato está sendo convocado por instituições e movimentos sociais que atuam na região e pretende sensibilizar deputados e senadores. Contará com a participação de indígenas, ribeirinhos, atingidos e ameaçados por barragens. Leia abaixo a convocatória.

Contra as mega-hidrelétricas na Amazônia!

Mais de meio milhão de pessoas já assinaram as petições contra Belo Monte, que serão entregues no Palácio do Planalto!

Na terça-feira, dia 8 de fevereiro, centenas de indígenas, ribeirinhos, ameaçados e atingidos por barragens, lideranças e movimentos sociais da Bacia do Xingu e de outros rios amazônicos estarão em Brasília para protestar contra o Complexo Belo Monte e outras mega-hidrelétricas destrutivas na região. Também irão exigir do governo que rediscuta a política energética brasileira, abrindo um espaço democrático para a participação da sociedade civil nos processos de tomada de decisão.

Convocamos todos os nossos parceiros e amigos, e todos aqueles que se sensibilizam com a luta dos povos do Xingu, a se juntar a nós, porque, mais que o nosso rio, está em jogo o destino da Amazônia.

A concentração para o ato ocorrerá às 9hs, no gramado em frente à entrada do Congresso Nacional. Após o protesto, uma delegação de lideranças entregará à Presidência da República uma agenda de reivindicações e as petições contra Belo Monte.

Participe, e ajude a convocar!

Movimento Xingu Vivo para Sempre - MXVPS


Conselho Indigenista Missionário - Cimi


Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB


Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira - COIAB


Instituto Socioambiental - ISA


AVAAZ


http://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=3249
 
 
fonte: pravda.ru 

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo