sábado, 5 de fevereiro de 2011

Megaexposição sobre naufrágio do Titanic aporta no Brasil

Mostra abre em 17 de março em Porto Alegre e deve ir a Curitiba e Brasília.    Visitante terá acesso a 243 objetos resgatados e tocará em réplica de iceberg.
Do G1, em São Paulo
Garoto segura cartão de embarque de 'Titanic:a exposição' (Foto: Divulgação)
 Quase um século depois de afundar ao colidir com um iceberg do Atlântico Norte, o navio Titanic finalmente aporta no Brasil. Objetos da embarcação e histórias de vida dos cerca de 1.500 passageiros mortos na tragédia compõem "Titanic: a exposição", mostra internacional que abre em Porto Alegre no próximo dia 17 de março.A intenção dos organizadores é que Curitiba e Brasília também recebam a exposição ainda neste ano.



Fotografia registra construção do navio Titanic, considerado o maior transatlântico do mundo no início do século XX (Foto: Divulgação)
 
Considerado o ponto alto da exposição, o trajeto inclui uma réplica de 3,5 metros de um iceberg real, que pode ser tocado pelos visitantes e ajuda a baixar a temperatura das salas ao redor, reproduzido o clima enfrentado pelos passageiros do navio. O enorme bloco de gelo, segundo os organizadores da mostra, foi modelado a partir de um esboço traçado pelo próprio vigia do Titanic.
 
Exposição reúne fotografias e objetos pessoais de passageiros e tripulantes do navio (Foto: Divulgação)
 
Logo que chegam à exposição, os visitantes recebem um cartão de embarque com o nome de uma das vítimas do naufrágio. Ao final do percurso, na galeria Memorial, será possível saber mais informações sobre aquela pessoa específica e das milhares de outras que morreram a bordo do Titanic.

A tragédia com o Titanic - transatlântico britânico que chegou a ser considerado "inafundável" quando construído no início do século passado - começou na noite de 14 de abril de 1912. A embarcação fazia sua viagem inaugural, de Southampton, na Inglaterra, a Nova York, com 2.228 pessoas a bordo, quando chocou-se contra um iceberg no Atlântico Norte.

O navio afundou na madrugada do dia 15, deixando um saldo de 1.523 mortos e 705 sobreviventes. Os destroços do navio permaneceram no fundo do mar por 73 anos, até que as primeiras expedições começassem a recuperar peças e objetos perdidos.
 
Foto mostra trabalho de resgate na área do naufrágio do Titanic (Foto: Divulgação)

A história do naufrágio do Titanic foi contada em um filme de James Cameron estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet. Lançada em 1997, a superprodução permaneceu durante mais de uma década com o título de maior bilheteria da história do cinema mundial até ser atropelada por outro filme do próprio Cameron, "Avatar", no ano passado.

"Titanic: a exposição - objetos reais, histórias reais"
Quando: a partir de 17 de março (abertura para convidados em 16 de março)
Onde: Porto Alegre
Local: BarraShoppingSul - Av. Diário de Notícias, 300, Cristal - Porto Alegre-RS
blogdoaleitalia

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Link - me



Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day

Suas Férias

PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo