sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

NASA nega a descoberta de nono planeta no Sistema Solar

Astrônomos sugeriram que a sonda WISE teria detectado um mundo gigante chamado Tyche na longínqua nuvem de Oort
Por ABC Espanha - Tradução e adaptação: Paulo Poian
 
Suposta órbita imaginada de Tyche.
Ilustração. Crédito: Ben Mcgee
 Dois cientistas, John Matese e Daniel Whitmire, da Universidade de Lousiana-Lafayette, sugeriram há uma década a possibilidade de que um planeta gigante, quatro vezes o tamanho da Terra, batizado como Tyche, possa estar escondido nos confins de nosso Sistema Solar. Segundo os pesquisadores, a presença deste explicaria a incomum órbita de alguns cometas que se originam na nuvem de Oort
 
No entanto, nunca ninguém obteve dados deste misterioso mundo e, diante aos "maus entendidos" sobre o assunto, a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) se viu obrigada a desmentir que uma de suas naves o tenha encontrado recentemente. Após Plutão ser degradado, anos atrás, os planetas que giram ao redor do Sol seguem sendo oito, conforme a agência.

A velha história teria voltado à atualidade por esse tipo de equívocos e rumores que se estendem como pólvora pela internet. Os diários The Independent e Daily Mail afirmavam nesta semana que Tyche poderia ter sido encontrado pela missão Wide-Field Infrared Survey Explorer (WISE) da NASA. Whitmire e Matese têm defendido a possibilidade da existência do orbe e mostravam sua alegria pelo possível achado. Os cientistas acham que seria possível que o telescópio tivesse reunido dados infravermelhos de Tyche, mas que "no caso de existir, poderia ser descoberto nos próximos dois anos".

Os responsáveis pela sonda espacial WISE anunciaram recentemente o achado de vinte novos cometas, mais de 33.000 asteróides desconhecidos do cinturão rochoso que há entre as órbitas de Marte e Júpiter e, o que resulta algo mais inquietante, 134 novos Near-Earth Objects [Objetos Próximos à Terra, NEOs], mas nada de mais um planeta no Sistema Solar. Perante insistentes rumores - a história repetiu-se em diferentes meios -, aos responsáveis do WISE não restou outro remédio senão publicar em sua página do Facebook um desmentido, no qual asseguram que o achado de sinais da existência de Tyche simplesmente é falso.

Enquanto isso, Tyche segue sendo um mistério. Se existisse, seria ainda maior que Júpiter e sua órbita estaria 15.000 vezes mais longe do Sol que a da Terra. Leia também o texto que provocou o esclarecimento da NASA, Planeta pode ter sido encontrado dentro de nosso Sistema Solar.

Em outubro de 2010, presenciamos uma disputa aberta e pública entre dois grupos de astrônomos, um da NASA e outro do observatório de Genebra, defendendo e refutando a existência de Gliese 581g. Por fim, em contrapartida e disposta a tomar a dianteira, a NASA anunciou na ocasião os dados de um estudo iniciado há vários anos, no texto Milhões de Terras: NASA revela estudo iniciado há anos.
 
 
Agradecimentos a: 
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo