sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Quanta informação há no mundo?

por cscazorla

Um estudo recente da Science Express dados revelam quanta informação é capaz de armazenar a humanidade. De acordo com Martin Hilbert, PhD, da Universidade da Califórnia e diretor do estudo:
"Vivemos em um mundo onde as economias ,a liberdade, política e o crescimento cultural, cresce de acordo com nossas capacidades tecnológicas. Este é o primeiro estudo a quantificar a capacidade da humanidade para a gestão da informação."
Assim, quanta informação há no mundo? Eu resumi aqui alguns fatos:

Considerando todos os dispositivos analógicos e digitais, estima-se que Você pode armazenar 295 exabytes de informações (1018 bytes). Para se ter uma idéia da magnitude desse valor é 315 vezes a quantidade de grãos de areia ao redor do mundo. Ainda assim, é menos de 1% das informações armazenadas em todas as moléculas DNA de um ser humano.

O ano de 2002 pode ser considerado o início da era digital. O armazenamento digital durante o primeiro ano superou a total capacidade analógica de anos anteriores.
Em 2007, 94% das informações são armazenadas em formato digital e se transmitiu 1,9 zettabytes de informações (1021 bytes) através de sinais de televisão GPS, Etc. Este valor é equivalente a todas as pessoas no mundo  lerem 174  jornais todos os dias.

Segundo Hilbert:
"Estes números são impressionantes, mas ainda pequeno se comparado com a ordem de grandeza que a natureza processa quando as informações de movimentação. Comparado com a natureza, somos humildes aprendizes. No entanto, enquanto o mundo natural é surpreendente em seu tamanho, mantendo-se constante. Pelo contrário, a tecnologia de processamento de informação está  crescendo a um ritmo exponencial."

Vía | USC Annenberg News
 
fonte:  xatakaciencia

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo