sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Última missão: Discovery decolou para despedida do espaço

Nave deve chegar à Estação Espacial no sábado, onde deixará o primeiro robô humanóide espacial
Por IG Notícias 
Cena do lançamento da quinta-feira. O “objeto” que coincidentemente aparece na imagem é somente um pássaro. Crédito: Assciated Press
O ônibus espacial Discovery decolou nesta quinta-feira (24) com seis tripulantes em direção à Estação Espacial Internacional (ISS), dando início à última missão. Após oito atrasos por problemas técnicos, deixou a plataforma 39 A do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (Flórida). Deve chegar à ISS no sábado, para onde leva um módulo de armazenamento e peças de reposição, além do Robonaut 2, primeiro robô humanóide a viajar ao espaço.

A missão final completa 27 anos de operações. A Discovery foi a nave que mais foi ao espaço – 39 vezes –, entre suas missões está o acoplamento na Estação Espacial Russa (MIR), na Estação Espacial Internacional, colocação de satélites e reparos no telescópio espacial Hubble. Em operação desde 1984, o ônibus espacial foi o primeiro a recuperar um satélite em órbita e trazê-lo de volta à Terra. Dos cinco ônibus espaciais usados pelo programa da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) – Challenger, Columbia (destruída quando voltava à Terra em 2003), Discovery, Atlantis e Endeavor – é considerado por muitos o de feitos mais excepcionais.

Em suas 39 viagens ao espaço, Discovery passou 352 dias em órbita, circundou a Terra 5.628 vezes, atingindo velocidade média de 28.000 km/h. Já percorreu quase 230.136 milhões de km – o que equivale a 288 idas à Lua. O primeiro lançamento do Discovery foi em 30 de agosto de 1984, para colocar em órbita três satélites de comunicação. Em sua segunda missão, se tornou a primeira nave espacial a recuperar um satélite e trazê-lo para casa.

Em 1985, se tornou a única nave a ir ao espaço quatro vezes em um único ano. Após o acidente da Challenger, coube ao Discovery retomar as missões espaciais em setembro de 1988. E foi nele que, em 1994 um russo, Sergei Krikalev, tripulou uma nave americana. Quando concluir este vôo histórico, será o primeiro ônibus espacial a ser aposentado do programa espacial americano, o que deixará um grande vazio nas missões dos EUA.

A nave Endeavour, substituta da Challenger, seguirá em abril. A Atlantis deverá encerrar o programa de 30 anos de ônibus espacial, com um vôo entre junho e setembro deste ano. A partir daí a NASA vai se dedicar ao desenvolvimento de um novo tipo de nave para viagens mais longas, com a meta de um dia levar astronautas a Marte.
 
 
agradecimentos a: 
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo