terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Um idioma morre a cada 14 dias, diz UNESCO

Santiago do Chile - Uma língua ou um dialeto morre a cada 14 dias, segundo um estudo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) divulgado  no Dia Internacional da Língua Materna. De acordo com a agência, metade das cerca de 6.000 idiomas em todo o mundo correm risco de desaparecerem ate 2100, principalmente pelo fato de que 96% de todas as línguas no mundo são faladas por 4% da população, e metade dos idiomas conhecidos não está presente na internet. 
 

A Unesco comemorou o dia com campanhas no Facebook e no Twitter, pedindo que os internautas postem vídeos e histórias sobre as línguas que estão ameaçadas de extinção.

"Devemos aproveitar os progressos da tecnologia para defender as diversas visões do mundo e proteger todas as formas de expressão", declarou Irina Bokova, diretor geral da agência da Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo os dados apresentados, os países com mais línguas em risco são o Brasil, com 190, a Índia, com 198, os Estados Unidos. Na Itália, 31 idiomas estão em risco, quatro dos quais estão "gravemente ameaçados".

www.ansa.it/www.ansalatina.com.br

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo