Um passeio virtual pela Capela Sistina e as obras de Michelangelo
A Capela Sistina fica situada no Palácio Apostólico, a residência oficial do Papa na Cidade do Vaticano, Itália. A capela, que foi erguida entre 1475 e 1483 no pontificado do Papa Sisto IV, é considerada uma obra prima não somente por fiéis da religião católica, mas por todos os apreciadores da arte.
Em um primeiro momento, tratava-se de um projeto despretensioso, visando o culto particular dos papas e da alta hierarquia eclesiástica, no entanto, acabou se tornando um dos símbolos principais da Santa Sé, sendo um dos pontos turísticos mais fortes do país, visitado por milhares de curiosos todos os dias.
A capela é considerada um dos monumentos históricos mais importantes e um símbolo da arte daquela época, na qual a cidade de Florença era considerada o berço das artes, de onde diversos artistas surgiram. A Capela Sistina traz os afrescos de Botticelli, Rosselli, Ghirlandaio, Perugino e Michelangelo, responsável pelo teto e parede do altar.
Agora você tem a oportunidade de conhecer a Capela Sistina virtualmente. Disponibilizada pelo site oficial da Santa Sé, a capela está aberta para visitas e você poderá observar os seus mínimos detalhes da frente do seu computador. De fato não é a mesma coisa, mas já dá para ter um gostinho de como é passear por tamanha magnitude.
Como navegar
Ao acessar o link
No canto esquerdo inferior na tela você tem três opções de escolhas. O [+] e o [–] que são responsáveis pelo zoom na imagem. Aproximando e afastando as pinturas, respectivamente. Essa ferramenta permite que você analise cada detalhe dos afrescos. Além disso, existe o botão [M] que modifica o modo de movimentação do mouse. Clicando uma vez, você poderá clicar e arrastar a imagem com o mouse e, clicando mais uma vez, a movimentação se tornará mais ágil.
O Juízo Final - O Juízo Final, localizado atrás do altar da Capela Sistina, foi feito por Michelangelo. O artista italiano levou cerca de sete anos para finalizar a obra, ordenada pelo Papa Julio II.
O afresco expressa o conceito de Justiça Divina: severa e implacável em relação aos condenados. Cristo, parte central da pintura, é o Juiz que escolhe quem sobe para o Céu – localizado na parte direita-, e quem são os condenados – abaixo de sua esquerda-, que esperam Caronte e Minos. Anjos tocando trombetas e a ressurreição dos mortos compõe o resto da obra.
Dividido em áreas, o teto aloca figuras de profetas e sibilas nas áreas triangulares e nas retangulares os episódios do Gênesis. Estes, por sua vez, representam, em ordem as seguintes etapas: Deus separando a Luz das Trevas, Deus criando o Sol e a Lua, Deus separando a terra das águas, A Criação de Adão, A Criação de Eva, O Pecado Original e a Expulsão do Paraíso, O Sacrifício de Noé, O Dilúvio Universal e Noé Embriagado.
Restauração - A Capela Sistina foi fechada por mais de dez anos para a realização de uma restauração, visando recuperar as cores originais aplicadas por Michelangelo. Alguns trechos foram mantidos, para que os visitantes pudessem observar a diferença entre as cores e a parede. Para visualizar esse pedaço, aproxime a imagem no canto superiro direito do Juízo Final.
Não perca a chance de conhecer uma das obras mais incríveis da história da arte. Para aqueles que já tiveram a oportunidade de visitar a capela pessoalmente, relembrá-la, certamente, será maravilhoso.
Não perca a chance de conhecer uma das obras mais incríveis da história da arte. Para aqueles que já tiveram a oportunidade de visitar a capela pessoalmente, relembrá-la, certamente, será maravilhoso.
Boa viagem!
http://www.baixatudo.com.br/
http://www.globo.com/
1 Comentário:
realmente muuuito perfeita a capela sistina, adooooro!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)