quarta-feira, 2 de março de 2011

Brian Dettmer - O cirurgião de livros

Por Alejandra Centeno


Algumas semanas atrás apresentamos  Tree of Codes, um belo livro, onde, graças ao corte que foi feito em suas folhas, deu-nos uma história interessante, mas acima de tudo uma experiência única durante a leitura. O trabalho de Brian Dettmer é muito semelhante, só que está longe do rótulo de "obra literária" chega mais perto para a definição de arte.





Antes de ser conhecido como " O Cirurgião de Livros ",  Brian Dettmer , um artista de profissão, foi dedicado principalmente à produção de pinturas com base na língua de sinais, o código Morse e em Braille. Posteriormente, focado na criação de obras onde pregava várias camadas de papel sobre tela.

Dettmer pega livros obsoletos , dicionários e enciclopédias, que de outra forma acabam em aterros sanitários, "dá um novo significado e uma oportunidade para uma segunda vida, para esculpir neles impressionantes obras de arte com seu próprio conteúdo.

Como podemos ver na galeria, os trabalhos Dettmer é verdadeiramente impressionante. Não só é cortado com grande precisão e utilizando ferramentas inadequadas para este trabalho, e conserva as imagens e o texto do livro original. A verdadeira complexidade destas peças é saber o que deixar e o que remover.

Porque, se um livro não é o bastante complicado, Brian começa a trabalhar outras configurações, como a criação ou formas arredondadas, usando mais de um livro para esculpir suas belas esculturas .
"A função de um livro caiu e permanece de forma linear em um mundo não-linear. Ao alterar a forma física da informação e mudança de papéis pré-concebidas, funções novas e inesperadas surgem".
Por si só, publicações antigas estão cheias de ilustrações, tipografia e materiais que as tornam peças únicas, no entanto, o trabalho de Brian Dettmer  reforça essas qualidades de uma maneira maravilhosa.

clique nas imagens para ampliar 
 



monkeyzen

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo