terça-feira, 22 de março de 2011

Dez elementos e substancias químicas fictícias

Por José Luis Zapata
A química é talvez uma das ciências que sempre me pareceu mais marcantes, de muitas maneiras. Na escola ela é apresentada como algo quase mágico, que nos permite criar novos materiais a partir de peças separadas ou substâncias nos seus elementos mais básicos. Na verdade, eu às vezes sinto que a definição não faz justiça, você sabe, a ciência que estuda a composição, estrutura e propriedades da matéria- Porque ela parece ser muito mais.



Talvez seja por isso que Muitos de nós tenhamos um estranho fascínio com este tipo alquimia moderna e tudo o que tem, o ambiente em que ela está, laboratórios cheios de gente de jaleco branco, tubos de ensaio, queimadores, centrífugas, pipetas e outros- parece saídos de um livro de ficção científica.

E isso é ficção científica para onde eu queria ir fazendo esta pequena lista. Você está pronto para uma aula de química? Não se preocupe, não é a química que vemos na escola é a que vemos na televisão, livros e filmes. Esta é uma aula de química fictícia.

É curta, porque elas são apenas dez, mas certamente você conhece muito mais elementos, substâncias ou isótopos , proprios da ficção científica.

Kriptonita
 
Talvez o mais conhecido de todos os listados aqui, a kriptonita é conhecida como uma das poucas substâncias que pode ferir o Superman. Costuma-se dizer que este mineral foi criado a partir de restos radioativos do planeta natal do Super-homem, Krypton. Uma de suas principais características é que tem efeitos nocivos sobre os kryptonianos.

O nome Kryptonita  refere-se a várias substâncias, mas é geralmente usado para referir a forma mais comum, a kryptonita verde. Ainda assim, existem outros tipos de kryptonita, vermelha, dourada, azul, preta, prata, branca, rosa, laranja e algumas outras, cada um com diferentes efeitos sobre o principal super-herói da DC .

Como curiosidade, o kriptón existe e não é um planeta, mas um elemento químico de verdade, um gás nobre  de símbolo Kr e número atômico 38.

Dilithium

O dilithium- É um mineral cristalino ficticio do universo de Star Trek. A colisão de um jato de matéria com um outro de antimatéria em um cristal de dilithio geram um plasma que serve como fonte de energia para os motores de curvatura que permitem naves espaciais viajarem mais rápido que a luz. A utilidade do Dilithium foi criada na série Star Trek: The Next Generation, nos filmes anteriores sua utilidade não era bem definida.

Muitas vezes, a busca desse mineral abriu caminho para novas aventuras da tripulação da Enterprise e em outras vezes foi este elemento que ajudou a nave e sua tripulação a se meterem em alguns apuros. 

Energon



O Energon é o combustível usado pelos Transformers e sua fonte de energia. Ele tem sido usado na série como alimentos, bebidas alcoólicas, munições e até mesmo como moeda. Na verdade, é parte importante da estrutura básica dos Transformers.

Normalmente ele é mostrado como muito voláteis, o menor impacto é possível fazê-lo explodir violentamente. É por isso que a forma mais segura de transporte são em cubos de Energon, que são mais estáveis, mas igualmente perigoso.

A idéia do Energon tem evoluído bastante nos últimos 20 anos, um combustível que pode ser destilado a partir de qualquer fonte de energia, é um tipo de mineral encontrado apenas no planeta Cybertron. Mas ele sempre permaneceu como a melhor fonte de energia para um Transformer. 

Adamant

 
O Adamant é um material mitológico e fictício, um pouco mais velhos do que pensávamos. Na verdade, a palavra vem do latim adamantinus, "duro como aço." No Universo Marvel, o adamantium é uma liga metálica supostamente indestrutíveis, e os processos químicos necessários para criá-lo é muito caro.

Muito é conhecido como o metal ligado ao esqueleto inteiro de Wolverine. Apareceu pela primeira vez como parte do escudo exterior de Ultron. Encontramos em muitos outros lugares, por exemplo, Gambit usa uma vareta feita deste material, Bullseye possui uma coluna de adamantium e às vezes até foi dito que o escudo do Capitão América é feita de uma liga de adamantium e outros elemetos.

Este material também é mencionado em outros lugares. por exemplo, aparece no jogo de sucesso Minecraft, Final Fantasy, em Warcraft e  Castlevania.

Carbonite



O Carbonite era uma liga de metal feita de carbono, misturado com gás Tibanna , e congelado em blocos para o transporte.

Este material é conhecido principalmente porque na saga Star Wars Han Solo foi congelado em Carbonite por ordens de Darth Vader para testar se um ser humano poderia sobreviver preso nesta condição. As modificações na câmara de congelamento foi bem sucedida e Han Solo sobreviveu ao processo de congelamento entrando em estado de animação suspensa.Carbonite é provavelmente um dos mais renomados materiais de filmes de ficção científica.

Unobtainium



No campo da literatura, Unobtainium é um termo usado para descrever qualquer material com propriedades extraordinárias que são únicas ou impossível de obter no mundo real.

Materiais com estas características fantásticas são muitos, mas raramente utiliza esse nome, como tal, um dos quais está no filme Avatar. Lá é um material extremamente caro de propriedades magnéticas, além de ser a razão pela qual os homens decidem invadir o planeta natal de Pandora na'vi- Pela força. No filme O núcleo é descrito como um tecido de tungstênio e titânio e o veículo com esperanças de chegar ao centro da terra é feito deste material.

Melange

 
Melange é o nome fictício de uma droga, tema central para a saga Duna os livros de Frank Herbert. Uma das coisas curiosas é o tempero que só é produzido em um lugar: Arrakis (conhecido como Duna ou o planeta deserto).

A especiaria (também chamado) dá ao usuário, viciado, longa expectativa de vida, vitalidade e maior potência. Na verdade, entre Navegantes controlar a viagem interestelar no Império depende da mistura para obter a alta cognição e capacidade oracular presciente necessárias para rotas seguras através do espaço dobrado. Eles se tornam tão viciados que têm de viver em uma nuvem de melange, que até muda sua estrutura física.

Mithril



Parte da mitologia criada por J. R. R. Tolkien. Diz-se que mithril É o mais duro dos metais e tem várias propriedades. Aparentemente, parece que a prata ou platina, mas não enferrujam nem escurece nunca, sendo considerado muito mais valioso do que ouro. No entanto possuem maior força em comparação com prata e platina.

Normalmente usado para fazer armaduras e malhas impenetráveis. Está intimamente relacionado com os anões, porque foram eles que dominaram a arte da forja. O único lugar na Terra Média, onde  poderia encontrar são nas minas de Moria.

Em O Senhor dos Anéis, Bilbo deu para seu sobrinho Frodo  uma cota de malha de mithril, que salva sua vida nas minas de Moria

Vibranium

 
Parte do imaginário de elementos e metais do universo Marvel.. O único lugar onde você pode encontrar é no país Africano fictício de Wakanda .
O vibranium tem a capacidade de absorver todas as vibrações nas imediações. É utilizado no arsenal de Klaw supervilão e o rei de Wakanda, Pantera Negra (que vemos na foto acima). Foi também utilizado no fabrico do escudo do Capitão América. Como tem a capacidade de absorver qualquer vibração ou energia cinética dirigida a ele, é um material muito valioso.

Devido a sua qualidade para absorver a vibração, o vibranium é altamente resistente . Na verdade, diz que se devidamente calibrado ele pode destruir diamantes . 

Dark Matter



Em ciência é chamada matéria escura um material hipotético de composição desconhecida que não emite nem reflete qualquer radiação.

Mas em Futurama não é assim. A matéria escura, mal cheirosa, que serve como combustível para naves espaciais e é tão espessa que 10 cm ³, pesam mais de 5000 kg. Os Niblonianos expelem a matéria escura como resíduos de fezes na forma de esferas perfeitas. Mas há também uma outra forma, o óleo de matéria escura. Como o combustível é muito valiosa, mas muito difícil de transportar, mas a nave da Planet Express é alimentado por matéria escura.

* Nota: Como eu disse anteriormente, provavelmente esta faltando muitos outros, vale a pena mencionar, mas com sua ajuda, podemos fazer essa lista ficar maior, então se você lembra de algum outro item ou substância, não hesite em colocar nos comentários. 
 
 

3 Comentários:

Moziel T.Monk disse...

Para acrescentar tem a Cavorita, de "Os Primeiros homens na Lua", do H.G.Wells,que é mencionado nos quadrinhos da Liga Extraordinária

rusmea disse...

Existe também o metal PROMETEU do universo DC.
Uma liga de metal que se refaz.
Abraços.

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo