terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Internacional das Águas

Hoje é um dia que mereceria muito destaque na mídia, buscando a conscientização da sociedade sobre a urgência de mudança de atitudes por um comprometimento e envolvimento com o uso da preciosa água potável.  A importância da água no nosso planeta é inegável, é fonte de vida, fundamental para o nosso organismo, uma vez que ele é composto de, aproximadamente, 70% de água, exercendo diversas funções essenciais, garantindo nossa sobrevivência. Sendo assim, o ser humano pode ficar, no máximo, até 03 dias sem consumi-la.
 
 

O planeta Terra é composto por 97% de água do oceano e do mar, isto é, salgada; 3% de água potável, sendo que 2% encontram sob forma de geleiras e apenas 1% disponível para o consumo humano, sob forma de rios e lagos.  Devido a essa pequena proporção, é de suma importância contribuirmos para a sua preservação, evitando uma futura escassez. 

Podem-se destacar alguns hábitos simples, que contribuiriam para a preservação da água potável: 

  • Escovando os dentes com a torneira fechada.  Só abra na hora necessária, quando for enxaguar a boca.  Evita-se, desse modo, o desperdício de até 80litros de água. 
  • Na hora de lavar a louça, não deixe a torneira aberta enquanto ensaboa. Aproveite para enxaguar toda a louça de uma vez só. Assim, pode-se economizar até 100 litros de água.
  • Quando for lavar o automóvel, use um balde. Pode não parecer, mas enquanto um banho de mangueira de meia hora consome até 500 litros, usando um balde, o gasto não passaria de 40 litros.
  • Lavar a calçada com a mangueira também é um desperdício.  Ao usar um balde, evita-se um gasto que pode chegar a 280 litros.  Mas o mais correto mesmo é usar uma vassoura, que dispensa o uso de água.
  • Banhos longos gastam de 95 a 180 litros de água.   Banhos rápidos economizam água e energia.  Em banhos de banheira, o volume de água é maior ainda: cerca de 200 litros.

O uso consciente da água é uma responsabilidade de cada um de nós, 
refletido em nossas atividades diárias e ajudando a transformar o futuro de nosso planeta.
 
jornalvarginhahoje

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo