domingo, 6 de março de 2011

Fungos geram "Formigas Zumbis" na Mata Atlântica Mineira

Pesquisa realizada na Mata Atlântica de Minas Gerais, no Sudeste do Brasil, identifica quatro novas espécies de fungos capazes de gerar "formigas-zumbis". Segundo os autores, isso ocorre no momento em que os fungos infectam os insetos e se espalham pelo organismo causando mudança de comportamento e até mesmo a morte de colônias. As informações são do jornal Guardian.

Segundo os cientistas Harry Evans e David Hughes, autores do estudo, a pesquisa ajuda a explicar a perda de biodiversidade entre insetos de determinadas espécies, já que cada fungo observado atua em um tipo de formiga. O objetivo dos pesquisadores é saber como a ação dos fungos influencia o funcionamento do ecossistema.

De acordo com a pesquisa, a formiga pode ter o comportamento alterado e não conseguir realizar suas atividades. Quando morrem, ajudam a criar o ambiente ideal para a proliferação do fungo. O estudo foi publicado no jornal científico PLoS One .

Segundo os pesquisadores, existem relatos sobre os fungos de "formigas-zumbis" descritos em 1859 pelo naturalista Alfred Russel Wallace, contemporâneo de Charles Darwin, que encontrou duas espécies do fungo na Indonésia.
jornalvarginhahoje

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo