sábado, 12 de março de 2011

Informativo do Consulado da Itália em Belo Horizonte


O dia 21 de fevereiro, Dia Nacional do Imigrante Italiano foi festejado em Belo Horizonte, no Museu Histórico Abílio Barreto e contou com a presença representativa da comunidade italiana da cidade.

No evento, a Cônsul da Itália em Belo Horizonte, Maria Pia Calisti, homenageou a Sra. Anita Uxa por sua valorosa contribuição à formação cultural de Minas Gerais. O momento mais emocionante da noite foi a apresentação do vídeo “Omaggio ad Anita Uxa”, realizado para o Consulado por Aleandro Tubaldi. Assista ao vídeo pelo site http://www.vimeo.com/20354342


Outro lançamento de relevância para a comunidade italiana foi o da Revista da Imigração Italiana em Minas Gerais, publicada pela Associação Ponte entre Culturas – MG. A Revista veio preencher a lacuna de um suporte para divulgação de pesquisas sobre a imigração, depoimentos de familiares e descendentes e material iconográfico e documental pertencente a acervos particulares, preservando, assim, os registros histórico-culturais da presença italiana no Estado de Minas Gerais. A Revista da Imigração Italiana em Minas Gerais é virtual e está veiculada no site da Associação Ponte entre Culturas: http://www.ponteentreculturas.com.br/revista
 
Antecipamos, também, o anúncio do próximo evento em programação pelo Consulado da Itália em Belo Horizonte: a comemoração dos 150 anos de unificação da Itália e a inauguração da Estante Italiana, com a doação de acervo para a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa.

A Itália tornou-se uma nação unida em 17 de Março de 1861, sob o comando do Rei Vitor Emanuel II, do Piemonte. Os arquitetos da Unificação Italiana foram o Conde de Cavour, o ministro-chefe de Vitor Emanuel, e Giuseppe Garibaldi, um general e herói italiano. Garibaldi tornou-se conhecido como um "herói de dois mundos", pois fugiu da Itália para a América do Sul em 1835 e participou da Guerra dos Farrapos, no Rio Grande do Sul, destacando-se nos combates às forças imperiais. Garibaldi acabou casando-se com a brasileira Ana Maria de Jesus Ribeiro, que entrou para a história como Anita Garibaldi.

Saiba mais sobre esta história no evento do dia 17 de Março de 2011, agendado para o Teatro da Biblioteca Pública Luiz de Bessa, às 19 horas. Aguardem a programação completa do evento, que será divulgada em breve.




Assessoria de Comunicação

Ponte entre Culturas – MG

Martha Toffolo

marthatoffolo@gmail.com

(31) 3221-6959 / 8745-6959

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo