sábado, 12 de março de 2011

Instituto de Vulcanologia da Itália diz que terremoto no Japão pode ter deslocado eixo da Terra

O terremoto de 8,9 graus de magnitude na escala Richter atingiu o Japão pode ter deslocado em quase 10 centímetros o eixo de rotação da Terra, segundo um estudo preliminar do INGV (Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia) de Itália.O INGV, que desde 1999 estuda os diversos fenomenos sísmicos registados em Itália, 
 
como o devastador terremoto da região dos Abruzos de 6 de Abril de 2009, explica em comunicado que o impacto do terremoto do Japão sobre o eixo da Terra pode ser o segundo maior de que se tem notícia. «O impacto desta ocorrência sobre o eixo de rotação foi muito maior que o do grande terramoto de Sumatra de 2004 e provavelmente é o segundo maior, atrás apenas do terramoto do Chile de 1960», refere o comunicado. 
 
O forte terremoto de magnitude 8,9, seguido por um tsunami com ondas até 10 metros de altura, atingiu a costa nordeste do país. Trata-se do pior tremor de terra a atingir o país desde que começaram a ser feitos registos, no final do século XIX, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O tremor de ontem(11) foi seguido por pelo menos 19 réplicas, algumas das quais de magnitude 6,3. Cidades e povoações ao longo dos 2.100 quilómetros da costa leste do país foram afectadas por violentos tremores que atingiram até a capital, Tóquio, localizada a 373 quilómetros de distância do epicentro. O terremoto ocorreu às 14:46 locais e teve o epicentro no Oceano Pacífico, a 130 quilómetros da península de Ojika, e a uma profundidade de 24,4 quilómetros, de acordo com o USGS.

Com informações e imagens http://www.radioitaliana.com.br

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo