domingo, 13 de março de 2011

Japão contabiliza mais de 150 réplicas após megaterremoto


Já passa de 150 o número de réplicas que atingem o nordeste do Japão, depois que um intenso abalo de 8.9 graus atingiu a região costeira do país na tarde de sexta-feira. A intensidade foi tão alta que, passado quase dois dias após o terremoto, sismógrafos de todo o mundo ainda detectam a reverberação do tremor.
De acordo com dados recebidos da Rede Sismográfica Global (Iris-GSN), o megaterremoto foi registrado ao leste da costa de Honshu, as 02h46 pelo horário brasileiro (11/03/2011) e ocorreu a 19 quilômetros de profundidade, abaixo das coordenadas 38.00N e 142.90E, a cerca de 130 km da cidade costeira de Sendai, 178 km de Fukushima, onde se localiza a usina nuclear sob suspeita de vazamento e 373 km da capital Tóquio.

Com força semelhante à 16 mil bombas atômicas ou a explosão de 335 milhões de toneladas de TNT, o tremor deslocou o leito submarino abaixo da Fossa do Japão, dando início à uma gigantesca onda que invadiu diversas localidades costeiras, com as consequências largamente mostradas na TV.

De acordo com modelos divulgados pelo USGS, Instituto de Pesquisas Geológicas do EUA, o abalo ocorreu ao longo de uma área de 400 km de comprimento por 160 km de largura. Segundo o USGS, o abalo também movimentou todo o arquipélago em cerca de 2.5 metros, o que foi confirmado pela telemetria do GPS de uma das estações de monitoramento instaladas no Japão.



Segundo cientistas italianos ligados ao Instituto de Geofísica e Vulcanologia, o abalo teria deslocado o eixo da Terra entre 10 e 25 centímetros, mas não revelaram como chegaram a esta conclusão.

Tectônica
O megaterremoto foi o resultado da repentina liberação de energia acumulada em uma falha do tipo compressivo, localizada na interface entre as placas tectônicas do pacífico e norte-americana.

Na latitude próxima ao terremoto, a placa do pacífico se move à razão de 83 milímetros ao ano em relação à placa norte-americana. Ali, a placa do pacífico mergulha abaixo do arquipélago japonês, em uma região conhecida como Fossa do Japão. Esse mesmo movimento faz a placa deslizar abaixo da placa da Eurásia. Esse processo recebe o nome de subducção e é o responsável pela maior parte dos terremotos no planeta.



Segundo o USGS, o desmoronamento da placa do pacífico foi de aproximadamente 18 metros.

No caso do terremoto de 11 de março, tanto a localização, profundidade e mecanismo focal são consistentes com os terremotos produzidos em falhas de movimentos de compressão, associados à subducção nas bordas entre as placas. É importante destacar que alguns pesquisadores dividem essa área em diversas microplacas, que juntas definem os diversos movimentos relativos entre as placas do Pacífico, Norte-americana e da Eurásia.


Antes do big evento de 8.9 graus, uma série de pré-abalos atingiram a região durante dois dias. A sequência teve início no dia 9 de março, a 40 km de distância do tremor maior e foi calculado em 7.2 graus de magnitude. O evento gerou três réplicas de forte intensidade no mesmo dia, todas acima de 6.0.

Desde 1973, a zona de subducção abaixo da Fossa do Japão foi responsável por 9 eventos de magnitude superior a 7.0. O maior tremor ocorreu em dezembro de 1994, a 265 km ao norte do evento de 11 de março e atingiu 7.8 pontos. Na ocasião, três pessoas perderam a vida. Em junho de 1978, um tremor de 7.7 magnitudes foi registrado a 35 km de distância ao norte do sismo de 11 de março. 22 pessoas morreram e mais de 400 ficaram feridas.




Artes: No topo, localização do sistema de placas tectônicas sobre as quais o Japão está assentado A setas indicam o movimento da placa do Pacífico em relação à placa das Filipinas e esta em relação à placa da Eurásia. O movimento médio da placa do Pacífico é de 60 milímetros ao ano em sentido oeste em relação à placa eurasiana. A placa das Filipinas se move em sentido norte a 44 milímetros por ano em relação à placa da Eurásia. O primeiro vídeo mostra a saída do modelo de previsão de propagação de ondas, gerado instantes depois do terremoto pela Administração Oceânica e Atmosférica dos EUA, NOAA. O segundo vídeo demonstra como ocorre um tsunami, após a ruptura do leito oceânico. Por último, vemos o registro sismográfico do terremoto de 8.9 graus, captado na cidade de São Paulo pelo sismômetro operado pelo Apolo11 e Painel Global. Crédito: USGS/NOAA/Youtube/Apolo11.com.


Apolo11.com - Todos os direitos reservados

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo