sábado, 19 de março de 2011

Mais um pouco de YURI GAGRIN: Que carro ele tinha?

Depois de ter realizado o primeiro vôo da história da humanidade ao cosmos, na nave "Vostok I", o piloto soviético, responsável por tal proeza, recebeu,como prêmio pelo sucesso de sua missão,do governo soviético -um automóvel "Volga",com motorista particular: Gagarin não sabia dirigir, o que não era nada condizente com o primeiro astronauta do mundo...
Então,aos 27 anos de idade,  se submeteu aos exames e tirou sua autorização para conduzir veículos (equivalente à nossa carteira)em 1961, passando a recusar, então, os serviços do motorista particular.

Seu Volga foi fabricado no segundo trimestre de 1960.Gagarin usou este carro por, pelo menos, 7 anos.O modelo era o GAZ-21 (sigla formada a partir do nome "Gorkovsky Avtomobilny Zavod" (ou Fábrica de Automóveis Gorky). Tinha a carcaça preta e era azul-celeste por dentro. 
Depois de passar por uma boa restauração, em virtude de efeitos da corrosão, o Volga do primeiro astronauta voltou para seu museu, na cidade de Gagarin, região de Smolensky, ficando exposto num pavilhão ao lado do museu, instalado na casa onde viva Yuri., 
A placa de seu Volga:78-78 MOD
Os prêmios, de acordo com alguns sites, não pararam por aí:dizem certas fontes que, em 1964, Yuri Gagarin visitou a França, onde esteve no Trust Aéro-Espacial Matra, que fabricava, também, automóveis. Lá, o astronauta russo se encantou pelo modelo cupê Matra-Bonnet Jet VS, que tinha como diferenciais carcaça de fibra de vidro, motor traseiro, suspensão independente e discos de freio.

No retorno a Moscou, no pátio da Embaixada da França, foi presenteado com um Matra azul celeste. Era o único carro deste modelo na Rússia.Dizem que ele não se sentia muito a vontade neste carro elegante.
Com a queda da URSS, este carro teria sido  vendido a um colecionador lituano.

Fico muito na dúvida quanto a este Matra: porque o governo venderia um carro que teria pertencido ao cosmonauta, quando a Rússia cuida muito de todo o seu patrimônio histórico e cultural? Não faz o mínimo sentido esta venda inusitada. Quem viu este carro? Não se sabe...Tudo conjugado no futuro do pretérito...Dá pra desconfiar!Se antes da internet manipulações fotográficas eram tão comuns (Stalin que o diga!), oimagine hoje em dia, om fotoshop...Por isso, para ser mais precisa, considero apenas o Volga como tendo sido, realmente, o carro de Yuri Gagarin. Quanto ao Matra, até que me provem o contrário, fica no rol das tantas lendas existentes a respeito deste fabuloso astronauta.
fonte:
http://www.gaz21volga.com/
http://www.autosphere.ru/
www.cars-retro.ru/
http://pit.dirty.ru/
http://2126.ru/
russiashow

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo