terça-feira, 8 de março de 2011

Memorial do Imigrante

Quem visitar o Memorial do Imigrante, na Mooca, a partir de 2012, encontrará uma exposição mais moderna, interativa e multimídia, mais parecida com a do Museu da Língua Portuguesa e do Museu do Futebol.

A mudança já tem verba aprovada pelo governo: R$ 5 milhões. O local está fechado desde dezembro e passa por restauro da edificação.

"Sempre achamos que o imigrante não estava bem representado, não tinha sua história bem contada", afirma o secretário da Cultura, Andrea Matarazzo.

Quando for reaberto, o novo espaço mudará de nome. Deixará de ser o Memorial do Imigrante para se chamar Museu da Imigração.

O perfil das exposições também vai mudar. Elas deixarão de ser convencionais, baseadas na exibição de objetos. Itens como malas e peças de roupas aparecerão contextualizados, de forma interativa, diz Claudinéli Moreira Ramos, museóloga responsável pelo projeto.

Para ela, o museu, "que já era importante e muito visitado", vai se tornar mais atrativo e interessante, e seu acervo --nomeado "Memória do Mundo" pela Unesco-- vai ser posto em evidência.


HOSPEDARIA
Entre 1887 e 1978 funcionou no prédio a antiga Hospedaria dos Imigrantes. Por lá passaram pessoas de mais de 60 nacionalidades e etnias. A passagem delas foi documentada em livros e listagens que fazem hoje parte do acervo do museu.

A exposição será dividida em módulos temáticos (veja gráfico ao lado). Entre outras novidades, haverá projeções sonoras de depoimentos de pessoas que passaram pela antiga hospedaria.

Para o secretário da Cultura, o novo formato tornará mais real "o heroísmo e a saga dos imigrantes no Brasil. Isso só se consegue com depoimentos, imagens".

Andrea Matarazzo também afirma que o novo formato trará mais informações ao visitante. "Era um museu que não tinha conteúdo".

Desde dezembro, o Museu da Imigração passou a ser gerido pelo Instituto Arte do Futebol Brasileiro, que administra o Museu do Futebol.

De acordo com a Secretaria da Cultura, durante o período da obra, o acervo ficará sob a guarda do Arquivo do Estado de São Paulo.

O órgão continuará com a emissão de certidões e atestados de genealogia de descendentes de imigrantes.

Informações podem ser obtidas pelo telefone 0/XX/11/2089-8100.


www1.folha.uol.com.br

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo