quinta-feira, 10 de março de 2011

Pesquisa: Brasileiros que moram na Itália

Você com certeza já deve ter visto ou até lido algum livro que trata da imigração italiana no Brasil, afinal, são tantos títulos e estudos sobre esse fenômeno que começou depois de 1880 que nos fazem perder de vista. Já o oposto, livros sobre brasileiros que vieram para a Itália não são tão fáceis de encontrar, em alguns aspectos nem existem.

Pois é, pensando nessa lacuna o jornalista Rodrigo Zanetti decidiu pesquisar sobre os brasileiros e brasileiras que 100 anos após a chegada dos italianos no Brasil resolveram deixar sua pátria e vir morar aqui, no país da bota!

Para conseguir traçar os passos desse imigrante brasileiro na Itália, além de muita pesquisa histórica, precisa-se também de um pouco de prática. Diante desse desafio, um questionário foi criado baseado em trabalhos sociológicos para se tentar descobrir um pouco mais como funciona a comunicação desse brasileiro que hoje vive aqui.

A partir da coleta de dados desse questionário, poderemos saber, por exemplo, como é que um brasileiro faz hoje em dia para manter seus laços de afeto com a família, amigos etc. No advento da internet, onde as cartas deram lugar aos e-mails e ao Facebook, desafiamos você a colaborar com essa tese de mestrado e responder o questionário abaixo. Lembre-se, somente brasileiros que moram ou moraram por alguns anos na Itália podem responder. Ajude a construir a sua própria história, afinal, nós, imigrantes de hoje, que preparamos a base dos que virão amanhã.


Sobre o projeto: Como os brasileiros que moram na Itália fazem para se comunicar com a família, os amigos, enfim, qual é o principal veículo de comunicação que esses imigrantes usam hoje quando precisam manter fortes os laços com seu país de origem¿ Pensando nisso e diante do advento da social network, onde comunidades inteiras vivem conectadas por meio de um simples site, decidimos desenvolver uma pesquisa de campo na Itália.

Essa pesquisa faz parte de uma tese de mestrado que executo em parceria com a Università Degli Studi di Firenze e a Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, a partir do estudo de caso dos imigrantes brasileiros na Itália. Os dados dessa pesquisa serão mantidos sob absoluto sigilo e é importante que as respostas sejam dadas por brasileiros que estão morando na Itália.

 
Muito obrigado e, qq dúvida, por favor, vc pode me contactar.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo