terça-feira, 1 de março de 2011

Quando nos E.U.A circulavam varios tipos de dólares



A moeda de dólar é provavelmente a mais reconhecida no mundo inteiro. Sem ir mais longe, um pouco menos de um ano se passou pelo blog a história de como foi realizado o retrato mais famoso do mundo .





No entanto, isso nem sempre foi assim, e até houve uma época em que nos Estados Unidos circularam um cem mil tipos diferentes de dólares ... A história deste pequeno pedaço de papel ainda tem muitas hestórias escondidas.

Em 1791 nasce o primeiro Banco Central U. S. Federal na cidade de Filadélfia. Apesar de ser honesto, como o banco tinha uma grande falha crítica ... Ele teve muitos detratores, que eram contra um banco central e, acima de tudo, tinha uma grande desvantagem: não tinha poder de emitir moeda.


Seus poderosos adversários  finalmente conseguiram fecha-lo 20 anos depois e, nesta situação, o Governo Federal optou por uma solução que finalmente traria mais dores de cabeça.


A solução foi autorizar a emissão de dólares pelos próprios bancos ... Uma solução que hoje parece loucura era permitir que os bancos privados  imprimir e emitir os seus dólares.
O resultado e o que você pode imaginar ... Nos Estados Unidos estavam no início do século XIX, cerca de oito mil bancos que emitiam uma média de 8 bilhetes cada um .

Além disso, e para complicar ainda mais, também foram autorizados a emitir suas próprias moedas para algumas grandes empresas, como ferrovias e da mineração.
Nós também encontramos  um período crucial na história dos EUA por volta de 1820, começou o que tem sido chamado de "A Conquista do Oeste". Milhares de pessoas se mudaram para um grande território e a importância de uma moeda forte e reconhecída era de grande importância.

Imagine que você tinha os bilhetes de seu banco no Tennessee e quer pagar  uma loja em Washington ... O vendedor olhava para o seu bilhete e diria que este dólar não vale um dólar ...

Certamente você diria que "o banco do Tennessee" não era confiável e que suas contas não estavam seguras. Começava entãoi uma troca de moedas para ver o quanto valia o seu dólar . Claro que você diria que dólar vale um dólar, mas nem  sempre conseguia ...
Mas, como você pode imaginar, aqueles que realmente gostavam de todos os bilhetes eram os falsificadores.

Numa época em que as pessoas comuns dificilmente podiam ver os papéis impressos da Bíblia, o trabalho dos falsificadores eram relativamente simples ... Muito mais simples quando  os mais espertos percebiam  que na verdade não havia nenhuma necessidade copiar as notas existentes, mas era mais fácil e eficaz  criar os seus próprios desenhos ...

Inclusive chegaram a criar dólares emitidos por bancos inexistentes ... No meio de toda esta agitação, quem seria responsável? ...
Fontes e mais informações:
A história que eu encontrei no grande espaço da TV espanhola chamado " O tema da noite "que há algum tempo exibiu o documentário" A fabulosa história do dólar ", que vocês também podearm ver muitos outros fatos interessantes sobre esta moeda.
As imagens dos dólares da época que  ilustram o artigo são screenshots  tirei de um documentário. Pertencem à época de 1810-1830.


aldea-irreductible

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo