quinta-feira, 3 de março de 2011

Vaticano muda lei para conceder Cidadania

Cidade do Vaticano - Entrou em vigor no último dia 1º de março,  a nova lei sobre cidadania, residência e acesso ao Estado do Vaticano, promulgada pelo papa Bento XVI em 22 de fevereiro.    Com a norma, a cidadania não é mais atribuída automaticamente a todos aqueles que residem no Vaticano, mas somente às pessoas que exercem cargos públicos ou prestam serviços ao Estado. Com isso, os familiares destas pessoas devem solicitar a cidadania.     O vice-diretor da sala de imprensa vaticana, padre Ciro Benedettini, explicou que, "antes, tudo estava ligado com a residência. Quem era residente também era cidadão. Agora existem mudanças".  Outras disposições na nova lei se referem ao acesso ao Vaticano, às permissões necessárias e à informação sobre as residências.

"São considerados cidadãos do Estado da Cidade do Vaticano: os cardeais residentes da Cidade do Vaticano ou em Roma; os diplomatas da Santa Sé; e aqueles que residem na Cidade do Vaticano enquanto exercem cargos ou serviços", explica a lei.

A lei anterior, de 7 de junho de 1929, afirmava que se tornava cidadão vaticano aquele que residia de forma estável no Estado.

A nova norma regulamenta também as permissões necessárias para o acesso ao Vaticano, mesmo se, "dos 44 hectares do território do Estado da Cidade do Vaticano, boa parte é acessível, como a Praça São Pedro, a Basílica Vaticana os Museus Vaticanos, diante do pagamento de uma entrada", informou Benedettini.

A cidade do Vaticano tem atualmente 527 cidadãos e 221 residentes não cidadãos.
 
Com informações da www.ansa.it/www.ansalatina.com.br

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo