sexta-feira, 29 de abril de 2011

Análise de fio de cabelo mostra o que e quando uma pessoa comeu

Um novo tipo de análise química por meio de raios laser pode analisar um único fio de cabelo e distinguir assinaturas químicas em uma base temporal. Os pesquisadores acreditam que esta pode ser uma excelente ferramenta para a polícia científica.

A nova técnica foi desenvolvida pela equipe do geoquímico Jim Moran, do Laboratório Nacional do Pacífico Noroeste, nos Estados Unidos. O site da revista Wired conta que as técnicas semelhantes já existentes são muito destrutivas e não dão resultados com determinação de tempo.
 
Por outro lado, a técnica de Moran pode extrair diversas informações de um único fio de cabelo, desde o que a pessoa comeu até onde ela foi.

Moran explica que "com um único fio de cabelo, nós fomos capazes de mostrar que é possível fazer a análise de isótopo de carbono com relação ao tempo, e não apenas fazer a média total". A técnica utiliza um laser ultravioleta que remove pequenas amostras do material, ao contrário das técnicas mais comuns que queimam a amostra total (neste caso, o fio de cabelo como um todo) para então analisar.

Uma vez extraídas as amostras, elas são queimadas e inseridas em um aparelho chamado espectômetro de massa, que identifica os elementos químicos presentes na substância analisada. É exatamente a possibilidade de analisar partes específicas do cabelo que permite uma análise temporal das informações.

Com este método, os pesquisadores podem saber inclusive o que o indivíduo comeu, e quando comeu, conta o site PopSci. Moran explica que quando comemos, parte do carbono presente no alimento vai para o cabelo, que funciona como um registro da razão isotópica (que é a relação entre a quantidade dos isótopos de carbono em um organismo ou tecido). "Eu posso inclusive tentar adivinhar o tipo de comida ou os lugares pelos quais as pessoas estiveram", brinca o cientista.

Terra
jornalvarginhahoje

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo