sexta-feira, 15 de abril de 2011

A Astronomia Sumeria e os Extraterrestres

Existe uma imagem um tanto perturbadora criada pelos Sumérios a 5000 anos atrás.

Como é sabido, os sumérios foram uma das mais antigas civilizações humanas. Estabeleceu-se na Mesopotâmia. Eram atentos observadores da natureza, e os primeiros a desenvolver a escrita
Quanto à suas visões do mundo, muitas vezes coincidiu com as dos Egípcios.
Cuja cultura se desenvolveu, não muito longe uma da outra. Ambas as cosmologias imaginavam um mundo estático. Onde os elementos dominantes eram sempre o céu e a terra, e ignoravam o sol e a lua. Dentro deste mundo, cada povo pensava ser o centro de todo o conhecimento, rodeada pelo caos do desconhecido.

Os sumérios, bem como os Mayas os egípcios eram grandes observadores do céu. A regularidade do movimento estelar era algo que todos registravam como relação  divina e estudado com curiosidade. No entanto, o desenvolvimento das teorias astronômicas seria o material da ciência moderna, apesar de algums excessos. Em geral, a observação das estrelas tinha uma conotação religiosa, ou por vezes, suas anotações eram utilizadas para o calendário da vida diária.

Assim, não é surpreendente que os povos antigos registraram os movimentos dos objetos celestes, como Júpiter e a  Lua. Mas não desenvolveram a idéia de que existiam planetas em torno do Sol. Só observavam e usavam seu senso comum, que falava de uma terra calma, que cujo céu desfilavam estrelas de origem desconhecida.


Portanto, esta imagem estava perturbando a mais de um. Nele, o fundo de uma cena, você pode claramente ver uma estrela com pontas rodeada por pequenas esferas que giram em torno dele.

Dificilmente se encontra uma imagem mais clara do que para nós é o Sistema Solar. Não seria muito dificil explicar este desenho a uma criança, é claramente um sistema heliocêntrico. Isso não é tudo, para alguns pesquisadores, as esferas parecem coincidir curiosamente, na sua proporção com o tamanho dos nove planetas do nosso sistema e seus principais satélites.

Seria possível que os sumérios haviam desenvolvido a teoria heliocêntrica e conhecido de todos os planetas do nosso sistema solar? A resposta é não. Além das limitações epistemológicas, as observações astronômicas sumérias   registravam os planetas que só podemos observar com nossos olhos, seriam  incapaz de captar os sinais de Netuno, Urano e Plutão.
Embora esta parece ser uma forte evidência a regra de que a imagem diz respeito ao Sistema Solar, há também personagens que invocam intervenção extraterrestre na matéria. Tal é o caso do autor russo Zecharia Sitchin, Que argumentou que a imagem foi inspirada pelo conhecimento de que apenas um raça alienígena poderia ter e que tenham estado em contato direto com os sumérios, que transmitiram além disso, os princípios da agricultura, a metalurgia e a escrita.

É difícil tomar o exemplo sumérios e usar o bom senso para explicar as coisas. A necessidade de fatores externos para explicar uma fantasia gravada em um selo de pedra é totalmente desnecessário do ponto de vista da lógica (Navalha de Occam). E absurdo o senso comum . No entanto, a imagem não deixa de ser uma estrelas, rodeada por esferas de diferentes tamanhos e órbitas, e sua verdadeira interpretação será sempre um mistério. 
Fontes:
  • Sagan, C. ; I.S. Shklovskii: Vida Inteligente no Universo, Random House, 1966.
  • Sitchin, Z.: O décimo segundo planeta, Econdições Obelisco, 1976.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Link - me



Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day

Suas Férias

PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo