sábado, 16 de abril de 2011

Descobridor da droga anti-gripe morre de fome e na pobreza

Janis Polis, um farmacologista bem conhecido, o descobridor de drogas antivirais como a rimantadina, morreu na Letónia. Em três meses, ele teria completado 73. Olainfarm, o fabricante da rimantadina, faz milhões com a droga, que Polis inventou . O próprio cientista, no entanto, morreu de desnutrição ou fome, para ser mais preciso.
 


A imprensa letã tem repetidamente chamado a atenção pública para o cientista e sua existência miserável, no qual ele havia sido encontrado. O homem que descobriu a droga que ajudou muita gente. No entanto, descobriu-se que não havia ninguém que pudesse ajudar o cientista nestes momentos difíceis de sua vida.

As empresas farmacêuticas que ganham milhões de dólares com sua droga, nem se incomodou em pagar-lhe cerca de 200 lats por mês para apoiar o homem que os fizeram  ricos.

Rimantadine Polis é usado em muitos países do mundo como um medicamento antiviral para tratar e prevenir a infecção da gripe. A droga impede a penetração do vírus em células do epitélio do trato respiratório. A droga tem sido o único remédio eficaz contra a gripe por um longo tempo. Além disso, rimantadine é usado na terapia da doença de Parkinson.

A patente para a síntese de rimantadina foi obtida por um grupo de especialistas sob a direção de Janis Polis e Grav Ilze em 1969. Em 2008, a World Intellectual Property Organization (WIPO) contratou Polis pela sua pesquisa inovadora no campo da química médica, e particularmente pela descoberta do rimantadine.

Como pode ser possível que o orgulho de farmacologia letã morrer de fome e pobreza?

Na medicina, uma patente dura 17 anos. As empresas farmacêuticas que têm vindo a produzir o medicamento, desde o início da década de 1990, não pagou nada para o cientista.

"No Ocidente, Polis poderia ter se tornado um milionário durante esses 20 anos, enquanto sua patente estava em vigor. Na União Soviética, na Letónia, o cientista recebeu o Prêmio de Estado. Ele comprou um carro para si mesmo com essa concessão, enquanto o instituto recebeu financiamento extra. Na Letónia independente, Polis estava recebendo uma pequena pensão. Além disso, as autoridades expulsou de seu apartamento do edifício no âmbito da restauração, "website Grani.lv" escreveu.

Como resultado, os cientistas tornaram-se desabrigados e acabaram em uma casa de repouso.

É digno de nota que a Letónia é um membro da União Europeia. No entanto, como se vê, seus cidadãos morrem de fome nas instalações sociais. Como isso pode ser possível? Alguém perguntou a administração da unidade sobre isso?

Quanto aos filhos de Janis Polis, um deles é um magnata da mídia. Deixe a morte de seu pai permanecer intenso em sua consciência, acho que ele não têm, como parece.

Um mês antes de sua morte, Polis solicitou o apoio financeiro da Olainfarm - a empresa, que fabrica rimantadina. O cientista só recebeu promessas em troca. Ele disse aos seus amigos que o proprietário da empresa, Varely Malygin, num primeiro momento lhe prometeu que iria resolver o problema pessoalmente. Então, ele prometeu que seus assistentes iriam olhar para o assunto. Os Assistentes também prometeram ajuda.

Em 19 de marco de 2011, o cientista foi hospitalizado em estado crítico. Como se viu, o homem estava simplesmente exausto com desnutrição. Os médicos do hospital ficaram chocados ao ver que o homem que tinha salvo a vida de tantas pessoas, estava levando uma vida miserável.

Janis Polis morreu em 12 de abril.

"Como pode a Letónia ensinar os outros a luta contra a pobreza, se as nossas pensões são menores que o salário mínimo, e se somos o líder na UE em termos da taxa de desemprego?" a imprensa letã escreveu.

 
Ivan Tulyakov
Pravda.Ru Leia o original na Rússia

1 Comentário:

teste disse...

tenso hein...pobre homem :/

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo