sexta-feira, 22 de abril de 2011

Doze grandes filmes distópicos

Por José Luis Zapata

Assim como existem histórias que nos fazem ver um pouco de luz no futuro e nos dizem que os próximos tempos vão trazer muitas coisas boas também são distopia. Uma distopia, literalmente, é uma anti-utopia, um lugar feliz a todos.

Geralmente, as histórias que apresentam um futuro distópico, onde as condições de vida miseráveis ​​e existem coisas como a pobreza, a opressão, a guerra, a segregação, a violência, terror e assim por diante, que apresenta uma sociedade atolada em, sofrimento, miséria e coragem .

As histórias Distopicas tem existido desde tempos imemoriais. Asimov descreveu um pouco como o efeito Frankenstein , onde os avanços tecnológicos podem se voltar contra nós em mais de uma maneira. É um tema recorrente no cinema e na literatura, pura e simplesmente porque é como ver o pior cenário possível para o nosso futuro. E nada mais atrai a nossa atenção do que o nosso futuro .

Devo confessar que, como um gênero de filme é um dos meus preferidos, por isso foi muito difícil escolher apenas doze dos filmes distópicos, há muitos mais por aí. Mas fique à vontade para comentar sobre os filmes que também podem estar neste pequeno post -bet Fahrenheit 451 , Equilibrium, Logan's Run , Book of Eli, THX 1138, Metropolis, o carteiro e muitos outros são mencionados. Lembro-me que os filmes são uma amostra representativa do gênero e não seguem nenhuma ordem de importância, foram colocados por acaso.

Sem mais delongas eu deixo essa lista de doze grandes filmes distópicos, vale a pena ver:
 

Exterminador do Futuro (1984)
 
A guerra entre as máquinas e a humanidade é o seu ponto alto. Mas, para melhor ou para pior, a batalha decisiva entre essas duas forças não são realizadas no futuro, mas em 1984. Um robô assassino é enviado ao  passado para tentar matar Sarah Connor, parece ser uma mulher comum, mas cujo filho será o líder da resistência.

As explosões, robôs, pistolas e Arnold Schwarzenegger como um robô assassino com um sotaque engraçado. Se somarmos uma boa história em geral e direção de James Cameron, O Exterminador não só tornou-se um clássico dos filmes distópicos , mas do cinema de ficção científica. 
 

V de Vingança (2006) 


Com base nos quadrinhos de mesmo nome, apresenta uma Grã-Bretanha, que vive no fundo do totalitarismo e opressão. Um lutador mascarado que usa a tática do  terrorismo para tentar lutar contra o governo opressor. Junto com um aliado inesperado desempenhado por Natalie Portman, Hugo Weaving tem um desempenho magistral. Além disso, o aparecimento de Sir Stephen Fry é sensacional. Um grande filme do começo ao fim.

Um fato curioso é que  V usa uma máscara de Guy Fawkes, conspirador Inglês conhecidos por lutar contra a perseguição religiosa e as intenções de tentar explodir o Parlamento e matar James I. Também tem sido usada como um ícone da luta contra o sistema, como no caso do Anonymus . 
 

The Road (2009) 
 

A estrada é um filme que apresenta Viggo Mortensen em um grande trabalho. Um futuro sombrio e frio um pai e filho decidem ir para o sul, onde o clima é um pouco mais quente. Apesar de não saber o que podem encontrar, se vê entre a resignação e a esperança.

Entre os seus pertences estão uma pistola e duas balas. Vai usar para salvar suas vidas ou para acabar com elas. Durante sua viagem ve  coisas horríveis e duras. A história analisa  pai e filho e sua reação a um mundo hostil e sem esperança. filme surpreendente e muito bom desempenho de Mortensen.
 

Mad Max (1979)


Um mundo em que as estradas são controladas por gangues que estão sempre em constante luta , as ruas tornam-se campos de batalha onde a morte é comum. As pessoas estão aterrorizadas por essas gangues que matam, para simplesmente para roubar gasolina.

Talvez um dos papéis mais memoráveis ​​do jovem Mel Gibson, em que  interpreta Max Rockatasky, um ex-policial, cuja família e parceiro são assassinados por uma gangue. Em sua busca por vingança torna-se Mad Max , um guerreiro da estrada.

Explosões, perseguições de carros e brigas em uma paisagem desértica incomum e uma estética fascinante. Quem precisa de grandes apresentações quando você tem tantas explosões?
 

Children of Men (2006)


A Grã-Bretanha é novamente o centro de uma outra história distópica. Esta vez a humanidade está enfrentando um problema diferente: a infertilidade. Os seres humanos não podem ter filhos e a sociedade se torna uma bagunça. O povo de Londres estão em meio a uma guerra entre dois lados. Por dezoito anos, tem sido a única realidade.

Mas, em uma esquina de Londres, aparece a última esperança da humanidade, uma mulher que ficou grávida sem explicação aparente. Por uma ironia do destino, um pacifista e sua ex-mulher revolucionária terão de acompanhá-la em uma viagem para um lugar seguro. 
 

Gattaca (1997) 


Agora vamos passar para um futuro não muito distante em que é comum as crianças serem escolhidas pelos mecanismos de controle genético para garantir que nascem com as melhores características herdadas de seus pais. Vincent sempre sonhou com a exploração do espaço, mas é discriminado por seu DNA "defeituoso" só permitiria que, pelas normas deste futuro distópico, ter um trabalho medíocre.

Decide lutar contra o sistema, trapaceando. Depois de muitos problemas, toma a identidade de Jerome, um ser humano geneticamente perfeito, mas tornou-se paraplégico em um acidente.

Que tanta discriminação pode haver no futuro? Mais do que imaginamos. 
 

Nineteen Eighty-Four (1984)


Baseado no romance, o filme apresenta uma humanidade mergulhada em totalitarismo, onde tudo é regulamentado e até mesmo os pensamentos são considerados crimes. O futuro, passado e presente são controlados e manipulados para que a sociedade vive em uma carga constante.

Mas entre todo este caos, Winston Smith descobre que o governo está mentindo para todo mundo e começa sua própria investigação pessoal para descobrir a verdade.

Um clássico da literatura, é um filme que se deve assistir. Mas cuidado, o Big Brother está vigiando você.
 

Brazil (1985)


Um governo Ineficiente e burocrático em que Sam Lowry é uma pessoa normal tentando fazer o melhor possível em seu trabalho. Enquanto trabalhava descobre que uma pessoa inocente foi condenada por causa do sistema jurídico é tão complicado, e para compensar o erro durante este processo percebe o quão difícil pode ser tentar fazer a coisa certa.

Além de uma distopia, apresenta uma visão crítica da sociedade moderna continua a ser tão válidos hoje como em 1985. Um clássico que vale a pena assistir. 
 

Fuga de Nova York (1981)

Ação distópica , é do que se trata Fuga de Nova York.

Em 1997, Nova Iorque tornou-se uma prisão colônia de alta segurança, um muro ao redor e minas terrestres  garantem que ninguém saia vivo.

Mas quando o helicóptero do presidente cai dentro da cidade, o chefe de polícia foi forçado a recorrer a métodos pouco ortodoxos para resgatá-lo, razão pela qual é chamado Snake Plissken, um ex-soldado que virou assaltante de banco para tirá-lo de lá. Para garantir que Snake não fujá colocam em seu pescoço uma carga explosiva, para explodir em 22 horas se não voltar, mas será ser removida, se bem sucedido. 
 

Matrix (1999)


Talvez um dos mais conhecidos pelos leitores,  Matrix se tornou um ícone.

Thomas Anderson de dia trabalha em escritório, mas à noite é um hacker chamado Neo, que é contactado por um outro hacker famoso, Morpheus e diz que ele lhe dará a oportunidade de conhecer a verdade.

Ele acorda e percebe que o mundo não é o que eu pensava, a realidade é muito diferente. As máquinas controlam os seres humanos que são usados como geradores de energia enquanto permanecem ligados ao "Matrix", simulando uma realidade que não esta ali. A Neo é dito que ele é o "escolhido", o salvador da raça humana.

Grandes efeitos especiais, uma história muito boa, talvez um dos filmes de ficção científica mais memoráveis ​​nos últimos anos.
 

Os 12 Macacos (1995)


O mundo é golpeado por uma doença. Um ato bio-terrorista perpetrado por um grupo que se autodenomina "O Exército dos Doze Macacos" - que faz com que a humanidade seja confinada a viver no subsolo. Mas a esperança não está perdida, porque desenvolveram a tecnologia para levar as pessoas para o passado com a esperança de trazer uma amostra pura do vírus para desenvolver uma cura.

Uma das melhores performances de Bradd Pitt, acompanhado por Bruce Willis fazendo seu papel habitual cara durão. Uma genial e deslumbrante historia.
 

A Orange Clockworck (1971) 


Classico dos classicos. Stanley Kubrick nos dá a sua visão muito particular do futuro, onde um criminoso carismático chamado Alex DeLarge, um menino que faz parte da juventude "ultra violenta" britânica é preso por assassinato e estupro. Apesar de cumprir sua sentença, é submetido a um programa piloto que irá conduzi-lo a odiar a violência.

Um filme visualmente rico, baseado no livro de mesmo nome. Eu acho que é um daqueles filmes que você pode assistir várias vezes e sempre descobrirá algo novo. Se você ainda não viu, não vai se decepcionar. 
 
alt1040

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo