segunda-feira, 11 de abril de 2011

Google Street View e a privacidade : Até que ponto deve chegar?

Por José Luis Zapata
Google Street View é um serviço incrível. A primeira vez que o vi, pareceu me algo futurista e tecnologia de primeiran. Na verdade eu ainda acho a mesma coisa, e é também uma ferramenta útil para muitas coisas me ajuda a chegar ao meu destino e ver de cima, onde estou indo (ver o número de casas), permiti  planejar um passeio por lugares que vale a pena e quando planejo minhas viagens, me ajuda a "conhecer" o lugar antes de estar lá.


Ainda assim, em diferentes partes do globo, o Street View recebe muitas críticas e tem sido muito polêmico, principalmente por um motivo: a privacidade. Aparentemente, um monte de pessoas envolvidas aparecem em fotografias, que faz parte do Street View, preocupados em ser reconhecido por alguém que a possa encontrar ao usar o serviço.

Para ilustrar esta necessidade citarei apenas dois casos: Alemanha e Suíça.

O caso do Google Street View em terras germânicas é sabido, o governo alemão Eu acho que uma lei para regular tais serviços o Google é obrigado a retirar a imagem de que "as violações de privacidade" de uma pessoa se ela o solicitar, nas quais parecea pessoa no seu carro ou casa,  pouco menos do que 250.000 pessoas solicitaram que sua casa fosse removida do mapa interativo.

O caso suíço é um pouco mais recente. Na semana passada um juiz determinou que o Street View viola os direitos de privacidade dos cidadãos suíços, e pede ao responsável borrar automaticamente os rostos e placas de carros somente em "apenas" 99% dos casos foi necessário este processo ser feito manualmente. Isto é obviamente pouco prático e acessível.

Ante  à pressão do Governo, o Google tem repensado a sua estratégia e decidiu deixar o projeto do Street View na Alemanha, Os mapas que existe permanecerá, mas não será renovado, além de não acrescentar mais cidades. O serviço permanecerá como está. Não seria pois de estranhar que os caras em Mountain View decidirem fazer o mesmo na Suíça e acabar com alguns problemas.

A grande questão é quanto bem eles estão fazendo a esses países por dificultar o Google Street View? É verdade que todos nós precisamos de alguma privacidade, mas acho que estão caindo em paranóia. Eu não me incomodo em aparecer em uma imagem desta plataforma, eu acho que tem problema as pessoas verem a minha casa ou meu carro, que incrivelmente, eles podem ver offline se vierem até aqui, ponha em risco a minha integridade ou viola minha privacidade.

Por outro lado, há sempre algo de bom no serviço, há ainda aqueles que pediram para o Google Street View ir para a Palestina Há pessoas que decide fazer turismo pelo serviço ou reinterpretá-lo como uma obra de arte.

Inacreditável que muitas vezes as pessoas queixam-se da segurança desses serviços, mas são os mesmos que estão no Twitter ou Facebook praticamente fazendo um streaming de sua vida, dia após dia. Assim Você acha que o Google Street View viola sua privacidade? "Vocês pediriam ao Google para removê-los ou suas casas?

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo