sexta-feira, 22 de abril de 2011

Mark Coleran: Dos filmes para o mundo real

Por Alejandra Centeno


Quantas vezes temos visto na televisão ou em filmes, interfaces de usuário maravilhosa, capaz de identificar os criminosos como se o satélite espião tirasse fotografias de 187393929283 megapixels. No entanto, estas interfaces futuristas não são reais, mas pode se tornar uma realidade em breve , graças ao trabalho de Mark Coleran .




Visual designer de profissão, Coleran já trabalhou em filmes projetando sistemas  como O Ultimato Bourne , Tomb Raider, Missão Impossível 3, A Ilha, Sr. e Sra. Smith, entre outros. Mas agora ele opera como um diretor de design na  Bonfire Labs , uma agência que o contratou especificamente  por suas habilidades na  interfaces de usuário fantasia, ou FUI  em Inglês.

Mas o que tem haver o FUI com os problemas reais? Bem, na verdade, mais do que imaginamos. Por exemplo, o projeto de Coleran para o leitor de música que vemos no filme filhos dos homens é muito parecido com Coverflow do iTunes, que a Apple introduziu no outono de 2006 (quase um ano após Coleran terminar seu trabalho para o filme) . Claramente, o Coverflow não foi inventado por Mark Coleran - Apple comprou de um artista e programador meses antes - mas é um excelente exemplo do método do designer, que se baseia em várias interfaces, antes de atingir as massas.


Coleran também tem experiência na criação de sistemas de interfaces de usuário, incluindo a aplicação inovadora de gestão de projetos criativos FLOW .


"Minha experiência na indústria cinematográfica, além de minha experiência em engenharia, eletrônica e design gráfico, ajusta-se de alguma forma nesses projetos interativos. Há um elemento futurista, o que me permite jogar com o "E se ...", o que realmente me ajuda a ficar longe de qualquer conclusão lógica. Eu não apenas para meu próprio bem, mas se você conhece as regras, você pode quebrá-las por algo melhor".

Porém Coleran não atirar fora todas as regras sobre a experiência do usuário ou orientações sobre interfaces de usuário. Na verdade, como muitos de seus clientes conhecem seu trabalho na tela grande, é comum nas conversas de negócios pedir "algo como em" O Ultimato Bourne ", ou alguma outra fita. O que eles não percebem é que os requisitos para um filme é completamente diferente para as necessidades reais. Em um filme, a interface é visível por apenas alguns segundos. Na vida real, cada decisão de design tem uma consequência de longo e curto prazo. Na verdade, é muito importante que haja uma excelente comunicação entre o sistema e o usuário, ou o último vai optar por outras alternativas.



Tanto Coleran  como Bonfire, estão tentando encontrar novos padrões, não apenas em interfaces de usuário, também na forma com a experiência em televisão, revistas e música. A verdade é que estou muito curioso para conhecer esses novos modelos, que sem dúvida irá melhorar a nossa forma de consumir conteúdo ou executar tarefas específicas em nossos computadores.
 
Seis anos atrás, quem teria imaginado que haveria IPAD ou outras aplicações como Flipboard que nos ajudam a gerenciar o conteúdo que continuamente compartilhamos nossos contatos em redes sociais, tanto pessoal, como links , vídeos ou fotografias. Sem dúvida, o crescimento tecnológico das sociedades modernas é exponencial.
 
monkeyzen

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo