Em fevereiro de 1933, Bertolt Brecht parecia fortemente ameaçado pela ascensão do poder nazista, e antes de sua ascensão ao poder iminente, é forçado a emigrar para a Dinamarca. Lá ele permaneceu por mais de seis anos, até Abril de 1939, quando a chegada da guerra parecia inevitável, ele emigrou para a Suécia. Os nazistas invadiriam a Noruega em breve, que fez Brecht se mover para longe deles, indo morar na Finlândia, enquanto aguardava a aprovação do visto para viajar aos Estados Unidos, que chegou 3 de maio de 1941.
Durante estes anos de exílio e de fugas frequentes de um lado para outro, Bertolt Brecht foi um dos escritores mais prolíficos e com uma forte oposição ao movimento Nazista com sua caneta e papel. Por isso, que nestes anos ele escreveu mais de dez peças que representavam uma das primeiras críticas diretas ao regime de Hitler.
I: Bertolt Brecht
E estas obras, são várias que poderiamos destacar, mas como a primeira não há nenhuma: Furcht und des Elend Dritten Reiches (traduzido para o espanhol como Miedo Terror / / O medo e miséria do Terceiro Reich ). Para este trabalho Brecht se valeu de entrevistas, notícias e experiências da Alemanha no início dos anos trinta, com ênfase a ascensão de Hitler ao poder, e todas as suas consequências na sociedade.
Poderia ser um dos muitos textos que foram escritos sobre os nazistas, mas mais que isso, era um livro sobre a Alemanha nazista, e como isso afetou as pessoas comuns que não tiveram tanta sorte como ele em deixar o país. A Alemanha deixou de ser um país livre, sendo um país dominado pelo medo, e que mostra em detalhes nas 24 cenas que compõem a peça de teatro.
II: Interpretação da cena de A Noiva Judia
Lendo esta peça de teatro pode se ter as sensações de como na Alemanha nazista tinha medo do povo no poder, mas seu vizinho ciumento poderia denuncia-lo a SS por ouvir canais de rádio do exterior. Um lugar onde o medo corria a flor da pele, quando as crianças desapareciam por alguns minutos, mas logo voltavam com um saco de doces (como mostra a cena de "O Espião).
Um lugar onde você tinha que ter cuidado para que ninguém o visse violar as absurdas leis, como a que impedia de ler os escritos dos autores judeus (como mostra a cena O Físico).
A Alemanha nazista não foi apenas o poder de Hitler, a opressão da SS e do medo dos campos de concentração. Pelo contrário, era uma sociedade na qual os temores fictícios se tornaram real, e que nem todos tiveram a sorte de Brecht para escapar a tempo. Uma sociedade em que a liberdade se viu cortada pelo medo. O terror era pensar que estava ao seu lado, sem ao menos percebe-lo.
Fontes e mais informações:
- Bertolt Brecht
- Terror e miséria do Terceiro Reich
- Gemma Deerfield
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