sexta-feira, 1 de abril de 2011

Nosso cérebro procura padrões

São apenas 13 segundos de vídeo, mas eles são um dado muito significativo para a compreensão de como nosso cérebro funciona.

Jerry Andrus, é como o grande James Randi, um mágico, ilusionista e cético que gosta de brincar com os efeitos óticos, ou como é chamado Neil de Grasse Tyson, "brain fails".


.


Não importa, então, mostrar-lhe a verdadeira disposição do cubo impossível. Não importa o que temos diante de nossos olhos a realidade. Não importa o que nós vemos, é uma ilusão de ótica baseado numa certa posição da câmera.
Não importa porque o nosso cérebro evoluiu para procurar padrões. Olhe para a foto com o atual layout do cubo e vire para ver o vídeo de 13 segundos: Vamos continuar procurando o padrão, ligar os pontos e irremediavelmente impossível continuar encontrando o cubo.

Nós olhamos as nuvens e encontramos nelas ursos, dragões, cavalos, olhamos para uma parede e encontramos rostos e figuras em sua aspereza, nós olhamos os pontos distribuídos aleatoriamente e juntá-los, nos mostram manchas em papel e encontramos animais, pessoas, silhuetas ...

Nosso cérebro procura padrões. E não é ruim, esse comportamento é como um software embutido, ao longo dos anos tem nos ajudado a sobreviver e chegar até aqui. Correndo o risco de liberar um afirmação, podemos dizer que nosso cérebro nos engana, até mesmo para o nosso bem.
Procurar padrões é a resposta natural de nossa mente a algo que ela não gosta: o desconhecido. Embora o cérebro não goste. Busca respostas e muitas vezes o faz na argumento ad ignorantiam . Prefere uma solução rápida a uma situação de desconhecimento.

Assim é mais fácil acreditar do que dúvidar. Nosso cérebro encontra o mais fácil acredita na ciência. É por isso que usamos tão inconscientemente falácias e pensamento crítico, a dúvida e o ceticismo, representam o trabalho extra, treinamento mental, um esforço adicional para a resposta rápida dos nossos softwares de buscas padrão.

O TED Talk  Shermer fez há algum tempo, o que pode ser considerado obrigatório para entender como e por que somos mais propensos a padróes e menos a análise.

O vídeo dura menos de 20 minutos, contém legendas em portugues que pode ser ativada na guia de legendas e você pode vê-lo em tela cheia, clicando no ícone no canto superior direito.

Se você ainda não viu, não perca.


TED Talk Michael Shermer


1 Comentário:

rafael disse...

pior engana legal vi um cubo perfeito,meu cérebro engana msm....

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo