terça-feira, 5 de abril de 2011

O Mecanismo de Antikythera

por cscazorla   
Há alguns anos, os restos de um naufrágio ao largo da ilha grega de Anticítera, entre Creta e Citera, foi descoberto um dispositivo peculiar. Conhecido como o Mecanismo de Antikythera e desde sua descoberta tem despertado grande interesse na comunidade científica. Acredita-se que no século I a. C. Este mecanismo é um sistema complexo de 32 rodas e placas com inscrições sobre os signos do zodíaco e os meses.
De acordo com estudos realizados,eles acreditam que funcionava mediante engrenagens diferenciais, Bastante surpreendente, pois esta tecnologia surgiu aparantemente no século XVI.



Muito se tem teorizado sobre a possível operação deste aparelho e qual era o seu propósito. Alguns chamam-lhe o primeiro dispositivo de computação analógica, Enquanto outros classificam como o primeiro dispositivo de computação mecânica. Em qualquer caso, é evidente que o conhecimento dos gregos sobre astronomia no  século I a C., é muito maior do que pensávamos.

Após vários estudos e técnicas de tomografia computadorizada (vulgarmente conhecido como TAC), Postula-se que este dispositivo foi construído para calcular a posição dos corpos celestes. O pesquisador Michael Wright, do Imperial College em Londres, conseguiu construir em 2006 o que ele acredita ser uma réplica exata deste dispositivo.



Este mecanismo, depois de ajustar manualmente a uma data específica, vai mostrar a posição do sol, da lua e de cinco planetas conhecidos na época. Essa façanha não poderia chegar ao século XIV com o advento dos relógios precisos.

Além disso, algumas pesquisas recentes sugerem que o dispositivo utiliza uma série de engrenagens especiais a tem em conta a excentricidade da órbita lunar e considerar esse trajetória elíptica.

Devo dizer que na década de 70, o pesquisador Jacques Cousteau explorou os destroços novamente sem encontrar nada de novo.

via | Wired

xatakaciencia

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo