domingo, 24 de abril de 2011

O primeiro carro de controle remoto que funciona com anéis de latas de refrigerante

por Sergio Parra 

 
O primeiro carro de controle remoto  que é abastecido por anéis de latas de refrigerante . O criador é um estudante na Universidade politêcnica da Catalunya, que, juntamente com seu professor, apresentaram o projeto no fim de seu curso.




Seu nome: dAlH2Orean (um nome inspirado no DeLorean do filme De volta para o futuro , como vocês se lembram, também era abastecido com lixo, como latas de refrigerantes).




O carro dAlH2Orean funciona com uma pilha alimentada por resíduos de alumínio e água, utilizando soda cáustica como catalisador interno. A operação do carro e baseado em tratar e veicular o hidrogênio gerado em contato com a reação entre o alumínio e soda cáustica, uma reação química já conhecida.


O resíduo de alumínio e soda cáustica dissolvida em água é introduzido no tanque do carro. A reação de sódio e alumínio gera hidrogênio, que elimina os vestígios de hidróxidos com um filtro de água e vinagre. O Hidrogênio filtrado flui em um recipiente de bolas de gelo de sílica, onde a umidade é removida para aumentar o desempenho. Finalmente, o hidrogênio atinge a pilha e alimenta a produção de electricidade, graças a uma membrana que separa os prótons elétrons até que eles se encontram novamente em um ambiente com oxigênio e, portanto, produz a água, o calor e a energia que  move o motor. Esta é a principal inovação do projeto .



Este sistema é absolutamente limpo , não gera CO2 e fecha o ciclo de vida do alumínio, reduzindo a poluição da sua extração, pois utiliza alumínio que já é residual e em contato com soda cáustica e hidrogênio produz resíduos e hidróxido de alumínio e sódio, que pode ser reutilizado.

Uma das aplicações do dAlh2Orean incide sobre o setor educativo . O carro é um objeto e um bom exemplo para explicar o funcionamento das células de combustível ou o encerramento do ciclo de vida de materiais e combustíveis, com o objetivo de tornar os veículos sustentáveis.

Por agora o projeto vai reduzir o custo dos pacotes de combustível para carros de rádio controle, que chegam a custar 4.000 euros. Graças a este sistema inovador, o pacote custaria cerca de € 600 e não precisa de um eletrolisador .

Segundo estimativas de especialistas, para deslocar um veículo com cerca de 5 CV durante uma hora seriam necessários cerca de 3 kg de alumínio e 60 cv exigiria cerca de 30 kg. O problema a resolver seria o circuito e o sistema de recarga. Os inventores já contactaram algumas empresas para estudar a viabilidade do projeto.

Site Oficial | dAlH2Orean
 

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