domingo, 24 de abril de 2011

O primeiro carro de controle remoto que funciona com anéis de latas de refrigerante

por Sergio Parra 

 
O primeiro carro de controle remoto  que é abastecido por anéis de latas de refrigerante . O criador é um estudante na Universidade politêcnica da Catalunya, que, juntamente com seu professor, apresentaram o projeto no fim de seu curso.




Seu nome: dAlH2Orean (um nome inspirado no DeLorean do filme De volta para o futuro , como vocês se lembram, também era abastecido com lixo, como latas de refrigerantes).




O carro dAlH2Orean funciona com uma pilha alimentada por resíduos de alumínio e água, utilizando soda cáustica como catalisador interno. A operação do carro e baseado em tratar e veicular o hidrogênio gerado em contato com a reação entre o alumínio e soda cáustica, uma reação química já conhecida.


O resíduo de alumínio e soda cáustica dissolvida em água é introduzido no tanque do carro. A reação de sódio e alumínio gera hidrogênio, que elimina os vestígios de hidróxidos com um filtro de água e vinagre. O Hidrogênio filtrado flui em um recipiente de bolas de gelo de sílica, onde a umidade é removida para aumentar o desempenho. Finalmente, o hidrogênio atinge a pilha e alimenta a produção de electricidade, graças a uma membrana que separa os prótons elétrons até que eles se encontram novamente em um ambiente com oxigênio e, portanto, produz a água, o calor e a energia que  move o motor. Esta é a principal inovação do projeto .



Este sistema é absolutamente limpo , não gera CO2 e fecha o ciclo de vida do alumínio, reduzindo a poluição da sua extração, pois utiliza alumínio que já é residual e em contato com soda cáustica e hidrogênio produz resíduos e hidróxido de alumínio e sódio, que pode ser reutilizado.

Uma das aplicações do dAlh2Orean incide sobre o setor educativo . O carro é um objeto e um bom exemplo para explicar o funcionamento das células de combustível ou o encerramento do ciclo de vida de materiais e combustíveis, com o objetivo de tornar os veículos sustentáveis.

Por agora o projeto vai reduzir o custo dos pacotes de combustível para carros de rádio controle, que chegam a custar 4.000 euros. Graças a este sistema inovador, o pacote custaria cerca de € 600 e não precisa de um eletrolisador .

Segundo estimativas de especialistas, para deslocar um veículo com cerca de 5 CV durante uma hora seriam necessários cerca de 3 kg de alumínio e 60 cv exigiria cerca de 30 kg. O problema a resolver seria o circuito e o sistema de recarga. Os inventores já contactaram algumas empresas para estudar a viabilidade do projeto.

Site Oficial | dAlH2Orean
 

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo