terça-feira, 12 de abril de 2011

Primeiro vôo humano tripulado para o espaço completa meio século

Por Giovanna Montemurro/Estadão 
Yuri Gagarin, 12 de abril de 1961. Crédito: info.olycom.it
 108 minutos há exatos 50 anos marcaram um novo horizonte para a humanidade e, da noite para o dia, o feito transformou um ex-trabalhador de campo e piloto militar chamado Yuri Alekseyevich Gagarin num dos heróis da história.
 
Contudo, meio século depois de sua aventura ter incentivado a corrida espacial entre a então União Soviética e os Estados Unidos, a Rússia libera agora documentos secretos contrários aos rumores de que o cosmonauta foi assassinado por ordem do governo soviético.

As mais de 700 páginas de documentos confidenciais mostram, inicialmente, a breve conversa que entrou para os anais da história, com o pai do programa espacial soviético, Sergei Korolev, que tentava acalmar os nervos do cosmonauta."O importante é que temos salsichão para acompanhar aguardente", brincou Gagarin pouco antes da nave Vostok ser lançada ao espaço em 12 de abril de 1961. "Aí você têm café da manhã, almoço e jantar. Embutidos, balas e chá. Ao todo, 63 peças. Vai voltar a engordar", falou à época Korolev, obsessivo para que o cosmonauta tivesse alimentos suficientes antes de retornar à Terra.

A integridade de Gagarin foi tal que até teve tempo de rir dos nervosos técnicos que o acompanharam até o interior da Vostok quando, devido a uma falha hermética, tiveram de retirar e colocar cada um dos 32 parafusos que selavam a escotilha. Logo em seguida, ele pronunciou o famoso "Poyekhali!", ou "Vamos lá!", após o qual deu início a volta no planeta em 108 minutos. "Os primeiros sempre são pessoas de sorte. É preciso reconhecer que o bem-sucedido vôo de Gagarin foi em grande parte uma questão de sorte", garantiu Anatoli Davydov, subchefe da agência espacial russa, Roscosmos.

Ao comentar os documentos soviéticos recém desclassificados sobre a odisséia, Davydov garantiu que "podem ter ocorrido inúmeras situações desagradáveis, mas não ocorreram", matizou o funcionário, quem garantiu que a idéia inicial era que Gagarin desse uma só volta ao redor da Terra, mas Korolev decidiu fornecer mais alimentos para o caso de complicações...
 
 
 
 
Agradecimentos a: 
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo