quarta-feira, 13 de abril de 2011

Siliceno: O substituto do Grafeno

por Capitan Tomate


Quem já ouviu falar de grafeno? Este componente milagroso de apenas um átomo de espessura, feitos de carbono. Mas parece que agora é a vez do siliceno, um novo material destinado a revolucionar o mercado dos microcomponentes . 




O siliceno tem uma estrutura sólida, obtido a partir de átomos de silício, tem uma estrutura muito semelhante a um favo de mel, característica também do grafeno.

Embora conhecido desde 2007, os cientistas ainda estão procurando por um processo industrial para a produção em massa,para substituir o grafeno.
Até recentemente acreditava-se que o futuro da microeletrônica estava nas mãos de um milagroso material, o grafeno. Composto principalmente por uma fina camada (apenas um átomo de espessura) de carbono.

Essa estrutura forma uma rede cristalina na qual os átomos de carbono são distribuídos nos vértices em uma série interminável de hexágonos, um arranjo que lembra o formato do favo de mel das abelhas. Com características particulares, dá a ele uma série de qualidades que o tornam um material único. Ou pelo menos foi esse o caso, até recentemente.

O siliceno está se tornando a estrela do momento , que era de esperar pelas suas características especiais. O novo material não só tem uma estrutura semelhante à do grafeno, mas também boa parte de suas propriedades eletrônicas.

Por técnicas espectroscópicas têm mostrado que a estrutura do siliceno tem bandas eletrônicas semelhante ao grafeno, permite os elétrons mover-se rapidamente por seu interior.

Estão dando os primeiros passos no desenvolvimento do siliceno. Mas as experiências até agora mostram que ele pode reunir em um mesmo material as características do grafeno, compatíveis com os componentes semicondutores atuais.

Se conseguirmos colocar em prática um processo industrial adequado para produzir siliceno em grandes quantidades e baixo custo , provavelmente substituirá o grafeno em boa parte de suas aplicações.

Via | ABC

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo