terça-feira, 12 de abril de 2011

UFO Magazine: 'Transparência' do FBI só revelou a falta de seriedade

Logo no 1º de abril, FBI? 
Crédito: Mex-design
Por Tradução: Scott Corrales/Arcana Mundi - Adaptação ao português: Paulo Poian 
Por Shepherd Johnson (cortesia de Lesley Gunter)
 Há várias semanas, enquanto realizava uma busca de documentos relacionados com o Fenômeno UFO na Internet, recordei que a Agência Federal de Investigação [Federal Bureau of Investigation, FBI] tinha uma página completa dedicada aos UFOs no salão de leitura sob a Lei de Liberdade de Informação (FOIA).


Muitas agências do governo federal norte-americano têm lugares parecidos em suas páginas, onde o público pode examinar documentos governamentais gerados por uma agência em particular. Os conteúdos que aparecem em tais sites não representam, de jeito nenhum, o volume exato dos documentos armazenados nos Centros de Registros Federais em todo o país. Trata-se mormente de uma desdobra limitada do compromisso do governo dos EUA com a suposta transparência.


Uma busca simples por "FBI", "FOIA" e "UFO" no Google resultou em uma página do fbi.gov que reconheci como a localização dos documentos ufológicos do FBI. No entanto, ao clicar na página, encontrei-me numa página genérica de buscas no lugar do FOIA do FBI! Não havia menção alguma sobre UFOs. Isto me pareceu curioso. O que tinha sido feito da página? E dos documentos? Seria capaz de obtê-los em algum outro ponto da Internet? Nem lembrava da natureza dos mesmos nem do que tratavam, só que eram memorandos do FBI sobre os UFOs e quiçá um memorando de J. Edgar Hoover onde perguntava por discos voadores ou algo parecido.

Felizmente, o cachê do Google para os arquivos ainda estava disponível em formato PDF. Tinha uns 16 documentos em tamanhos que variavam de 56 a 169 páginas. Não sabia que o FBI estava reestruturando o salão de leitura FOIA, e a existência do novo local foi dado a conhecer no 1º de abril de 2011. O FBI decidiu batizar sua nova seção FOIA com o nome The Vault [A Abóbada ou O Cofre], que me pareceu um tanto estranho para uma organização que tenta se representar como transparente e aberta. Claro que o FBI não armazena seus documentos em uma grande abóbada selada, já que teria que ser enorme. Armazena nos antes mencionados centros de registros, conservados em amontoados de caixas e quase seguramente de forma eletrônica na atualidade.

Requentar e espalhar

Deste modo, o que se traz com as estranhas imagens? Tenta o FBI se beneficiar de sua associação com os Arquivo X, um programa que deixou de ser transmitido fazem quase 10 anos? Quando buscamos os casos que o FBI decidiu realçar em sua "abóboda", começa a surgir um tema. Estes são arquivos referentes a UFOs, Roswell, mutilações de gado e, no entanto, também há arquivos sobre Anna Nicole Smith, Rita Hayworth, D.B. Cooper, Adolf Hitler e Harry Truman. Claramente são alguns dos assuntos mais sensacionais no banco de dados do FBI. Mas, trata-se de informação inquietante ou capaz de mudar as regras do jogo? Não, não é!

Os 16 arquivos sobre UFOs já estavam disponíveis no antigo site FOIA do FBI. Apareceram de novo no The Vault [Veja FBI libera mais de 2.000 documentos secretos contendo diversos casos sobre UFOs]. Um documento sobre Roswell, que tem uma única página de tamanho, foi publicada em 1995 quando o FBI se aliou ao Escritório de Contabilidade Governamental (GAO, em inglês) para a busca sobre materiais relacionados a Roswell dentro da burocracia federal, empreendida pela Força Aérea dos EUA (USAF). A maioria de nós estamos familiarizados com este relatório intitulado The Roswell Report: Fact vs. Fiction in the New Mexico Desert.

Os documentos Majestic 12 do FBI também fazem ato de presença em The Vault. O documento restante, chamado Guy Hottel é um memorando de uma página, que alega que a Força Aérea participou na recuperação de discos voadores no Novo México. Este documento, datado de 22 de março de 1950, não indica quando foi divulgado pelo FBI. Não há nada demais que revele o conteúdo, mas se trata do papel sobre o qual se focaram muitos dos jornais marrons e serviços noticiosos abordaram "A Abóbada" do FBI em suas reportagens. Parece raro que este seria o único material ufológico novo fornecido nesta entrega, se é que se trata de material novo. Um caso de 60 anos de idade que gira em torno do choque de um disco voador... cabe pensar se sacaram e requentaram este material tão somente para proporcionar sensacionalismo para o lançamento do The Vault.

"Transparência embaçada"

O nome eleito pelo FBI - The Vault - é uma isca para atrair o público ao seu site e mantê-los interessados. Resulta duvidoso que se realizem investigações novas na "abóbada" do FBI. Os casos que o FBI tem elegido para incluir em sua abóbada ou salão de leitura FOIA são parte do engodo. The Vault contém vários casos sobre crime organizado, assassinos em série, o 11-S, farândola, UFOs e outros temas controvertidos. A maior parte deste material é o que a gente esperaria achar na imprensa marrom.

E é triste, porque o FBI poderia ter informado - ou melhor, dito -, "reemitido" este material de forma séria, realçando a capacidade investigativa do Departamento de Justiça e a busca da verdade. Ao invés disso, decidiram sensacionalizá-lo e explodir as emoções mais baixas do público, oferecendo supostamente algo de leitura emocionante e impactante, mas somente aos que têm um prazo de atenção mínimo. É igualmente vergonhoso que o FBI não trate seus próprios relatórios, nem seu compromisso com a transparência, com a seriedade adequada. Uma abóbada é onde se ocultam coisas na escuridão. É de surpreender que o FBI lançasse seu The Vault no dia 1º de abril, que é o Dia da Mentira?
 
 
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Link - me



Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day

Suas Férias

PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo