segunda-feira, 9 de maio de 2011

9 de Maio, Dia da Europa

O dia da Europa ou dia da União Europeia é uma data comemorativa celebrada anualmente na Europa no dia 9 de Maio. A data escolhida reflete o dia 9 de Maio de 1950 em que o estadista francês Robert Schuman avançou com a proposta de uma entidade europeia supranacional. Essa proposta ficou conhecida como a Declaração Schuman e é considerada o embrião da atual União Europeia.


O Dia da Europa é juntamente com a bandeira, o hino, a divisa (Unida Na Diversidade) e o euro um dos símbolos da identidade comum da União Europeia. Os festejos e actividades deste dia proporcionam uma oportunidade de aproximação dos cidadãos europeus ao conceito de europa unida e dos povos da União entre si.

Vários países festejam esta data no dia 9 sendo feríado internacional para todos os países europeus.

A bandeira da União Europeia (UE) é composta por um fundo azul e 12 estrelas amarelas de cinco pontas dispostas em círculo. Ela foi criada em 1995, no contexto do Conselho da Europa. Em 1983, o Parlamento europeu passou a emprega-la como emblema. Dois anos depois, ela tornou-se símbolo da Comunidade Econômica Europeia e, mais tarde, da União Europeia.
 
Bandeira da União Europeia (UE)
O círculo formado pelas doze estrelas foi escolhido por causa de sua simbologia. O número 12, simboliza tradicionalmente a perfeição e o equilíbrio (12 meses do ano, 12 horas do dia e da noite, 12 apóstolos de Cristo, etc.). A disposição em círculo refere-se à unidade e à equidade entre todos os países do continente.

O hino europeu, adotado em 1985, foi extraído de um trecho da Nona sinfonia de Ludwig van Beethoven, composta em 1823. Nesse trecho, um coral canta uma canção que tem por letra o poema Ode à alegria, do escritor alemão Friedrich von Schiller. O Ode à alegria representa a esperança de Beethoven e Schiller numa sociedade humana livre e fraterna.

O lema da União Europeia, Unida na diversidade, adotado desde 2004, valoriza a multiplicidade de experiências históricas, étnicas, linguísticas e culturais dos povos que compõem a União

Da http://pt.wikipedia.org/http://histoblogsu.blogspot.com
imagem arquivo virtual Google

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo