sexta-feira, 13 de maio de 2011

Anunciada descoberta de novo sistema planetário

Por Correio do Brasil 
O telescópio Kepler é um dos instrumentos que localiza planetas em suas órbitas pela estrela principal. Crédito: Kepler
Uma equipe européia de astrônomos anunciou a descoberta de um novo sistema planetário constituído por três orbes semelhantes a Netuno.
 
Alexandre Correia, do Departamento de Física da Universidade de Aveiro, e Nuno Cardoso Santos, do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa e do Centro de Geofísica de Évora são dois dos pesquisadores envolvidos no estudo.

O novo sistema é composto por três planetas com massas semelhantes a de Netuno, todos eles em órbitas quase-circulares e orbitam a estrela HD69830, próxima do Sol. Esta nova descoberta, agora publicada da edição da revista Nature, foi possível devido à utilização do espectrógrafo HARPS, o equipamento mais rigoroso atualmente existente para a detecção de planetas.

"A enorme precisão do HARPS permitou-nos detectar o movimento da estrela HD69830 induzido pela gravidade dos três planetas que a orbitam, apesar destes terem uma massa de apenas 10.2, 11.8 e 18.1 vezes a massa da Terra, respectivamente", explicou Nuno Santos. Em semelhança da Terra, o terceiro planeta do novo sistema encontra-se na zona habitável.

"Este sistema planetário parece ainda possuir uma cintura de asteróides, tornando-o assim um dos mais parecidos com o nosso Sistema Solar", se lê num comunicado divulgado pela Universidade de Évora.

Uma série de simulações numéricas, realizadas por Alexandre Correia, um dos co-autores do artigo, mostram que o sistema é extremamente estável dinamicamente. Na última década os astrofísicos têm descoberto dezenas de planetas em órbitas de outras estrelas semelhantes ao Sol. Na grande maioria dos casos, os planetas descobertos são gigantes gasosos, semelhantes a Júpiter, o maior planeta do nosso Sistema Solar.

No entanto, o recente desenvolvimento das técnicas de procura de planetas extra-solares tem permitido a descoberta de alguns com massa entre cinco e 20 vezes a da Terra, comparáveis à de Netuno.
 
 
 
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Link - me



Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day

Suas Férias

PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo