terça-feira, 10 de maio de 2011

Como marcar um tubarão branco de duas toneladas

Imagem: National Geographic Channel
O tubarão branco da imagem foi batizado com o nome de Apache, foi capturado na ilha de Guadalupe, media 5 metros e meio e pesava duas toneladas. Na foto está no convés do navio, usando o programa de computador Shark Men, a National Geographic dedica ao estudo destes animais surpreendentes. O Apache é o maior tubarão que capturaram até agora.




"A batalha para capturar o Apache foi diferente de tudo que já enfrentamos até agora", diz Chris Fischer, Líder da equipe de pesquisa. Embora possa parecer o contrário, o tubarão está vivo e voltou para a água depois de alguns minutos, Porque a intenção dos cientistas é a colheita de amostras e colocar um transmissor de rádio que permite acompanhar os movimentos do tubarão.

Para essas operações, o barco tem um dispositivo especial uma espécie de elevador permitindo-lhes elevar o tubarão ao convés (veja galeria de fotos.) Em minutos, a equipe deve lutar para manter o tubarão vivo, pela passagem da água através de suas brânquias e monitorar seus sinais vitais.

No vídeo abaixo você pode ver o desenvolvimento de uma dessas operações com outro grande tubarão branco e como ele voltou para a água vivo:





Graças a essas capturas, os cientistas obtêm informações valiosas sobre a vida dos tubarões brancos, o oceano rotas e seus hábitos. Embora o Apache seja grande, dizem os pesquisadores mas não é um dos maiores tubarões brancos que vivem no oceano. Há monstros muito maiores que espreita lá fora, e sua intenção é entender como eles vivem para protegê-los.

Links: Biggest Great White Shark Caught, Released (National Geographic) | Mais vídeos de capturasShark Men —Biggest and Baddest|Via:@ NatGeoSociety
 
fogonazos

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo