sábado, 14 de maio de 2011

Como nasceu o Mc Donald's

 
Em 1937, Rick (Richard) e Mac (Maurice) McDonald, cansado de ser empregados, sairam de sua terra natal, New Hampshire para a Califórnia para abrir uma pequena empresa chamada Airdrome perto do antigo aeroporto de Monróvia. Na lanchonete começou a servir apenas cachorros-quentes, suco de laranja, café e chá, os ganhos foram suficientes após três anos pensaram em algo melhor, mas nunca imaginaram o quão longe chegariam.
 
 
 
Richard McDonald
 
Mudaram o negócios do aeroporto para San Bernardino, em 1940, ao longo da Rota 66, mas transformaram completamente o negócio.Transformaram em uma churrascaria, onde os clientes podiam escolher de 25 sugestões do menu. Demorou oito anos para perceberem que 80% dos lucros de seu negócio vinha dos hamburguers, que lhes deu uma idéia de transformar completamente o negócio, fechando no Outono de 1948 para reforma.

Na sua reabertura em Dezembro de 1948, os irmãos McDonald tinha reduzido o seu menu de 25 itens para venda apenas de hamburguers, introduzindo o novo sistema de fast food, os hamburguers eram preparados seguindo a mesma idéia  das linhas de montagem industrial, aumentar significativamente a velocidade em servir os hamburguers, bem como o seu tamanho.

Graças ao preço baixo dos hamburguers, 15 centavos de dólar cada um, de boca em boca começou. O negócio aumentou significativamente, embora o golpe final se daria um ano após a reabertura do restaurante, com a introdução dos menus que incluia um shake e batatas fritas com o hamburguer.

Hamburgers por 15 centavos

No início dos anos 50 o restaurante aberto em San Bernadino começou a dar lucro, e começou a atrair a atenção de muitos empresários, até apareceu em várias publicações pelo seu sucesso, graças a sua inovadora concepção de restaurante. Em 1952 os irmãos McDonald venderam sua primeira franquia para Neil Fox, em Phoenix, uma ocasião que aproveitaram para fazer o protótipo do que seria no futuro a nova lanchonete do McDonald's, criando neste processo os arcos amarelos que se transformariam ao longo dos anos no símbolo da multinacional.

Ambos os negócios continuaram a crescer consideravelmente nos anos seguintes, o que os levou a ter que comprar seis máquinas para fazer shakes em seu restaurante em San Bernardino de uma empresa liderada por Ray Kroc. Este fato chamou a atenção de Kroc, era normal para cada restaurante comprar uma única máquina, isto o fez vir de Chicago ao restaurante dos irmãos McDonald's, para observar o negócio.
 
Ray Kroc
 
Ray Kroc logo percebeu rapidamente que a idéia dos irmãos era perfeita para o sucesso e tentou convencê-los a abrir novas franquias em todo os Estados Unidos. A comodidade e a falta de ambição, os irmãos recusaram, então Ray Kroc-se ofereceu para fazer isso por eles. Em seu retorno a Chicago começou imediatamente a trabalhar e 15 de abril de 1955, poucos meses após sua visita à Califórnia, abriu a primeira lanchonete da nova empresa, a McDonald's Corporation em Des Plaines, Illinois.

Durante os três anos seguintes, Ray Kroc começava a criar seu grande império, colocando mais 33 lanchonetes nos Estados Unidos, embora a explosão final ocorreria entre 1958 e 1960, quando atingiu mais de 100 lanchonetes. Em 1961, ele comprou todos os direitos sobre a marca McDonald's nos Estados Unidos dos irmãos McDonald, num total de US $ 2,7 milhões. Seis anos depois, a McDonald's deixava as fronteiras dos EUA instalando se perto de Vancouver, no Canadá, e em 1971 a franquia deu um salto pela primeira vez, abrindo sua primeira lanchonete na Europa, perto da cidade de Amsterdan.

E o resto da história ... é bem conhecido por todos.

Fontes e mais informações:

- McDonald’s History Tour
- Mc Donald Case Analysis
- Análisis del caso McDonald’s
 
 
recuerdosdepandora

4 Comentários:

Unknown disse...

Ah, isso so funcionou por que foi naquele tempo. Se fosse nos de hoje... no mundo moderno, tem que se ter ideias muito mais modernas.

Resume Writing disse...

CV Writing:Nice information! I have been looking for something like that for a while these days. Thank you!

Arsalan disse...

Interesting, I really enjoyed reading. Thank you for the post.
http://www.berkeley-term-papers.com/

Term Papers disse...

Fine post! Thanks for the great article and your information! You shaped an interesting research to help different people with their thinking, I speak out. Thanks

Custom Thesis

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo