quinta-feira, 19 de maio de 2011

ISS e Endeavour podem ser vistos a olho nu nos próximos dias

Por Paulo R. Poian
Frame da Endeavour sobre os céus do Paraná. Crédito: Alexandre Oshima/Rafael Trindade
A Estação Espacial Internacional (ISS) anda cruzando o céu sobre as regiões Sudeste e Sul do Brasil, seguida pelo ônibus espacial Endeavour, com seis astronautas a bordo, incluindo um italiano, que efetuou o acoplamento com a ISS nesta quarta-feira, em sua última missão antes de se aposentar. Outras oportunidades de ver as duas naves acontecerão nos próximos dias.

Nesta quinta-feira os cariocas terão grande chance de ver a ISS e o Endeavour juntos no céu. Às 17h44, ambos surgirão em direção noroeste, na constelação de Gêmeos, e cruzarão durante quatro minutos a abóbada celeste até sumirem a sudeste. Assim, o conjunto terá uma magnitude de aproximadamente -4, sendo o objeto mais brilhante do firmamento depois da Lua.

"Será como uma estrela caminhando rapidamente pelo céu", explicou Luís Guilherme Haun, astrônomo da Fundação Planetário do Rio de Janeiro. Por fim, na sexta-feira a ISS e o Endeavour voltam a aparecer bem baixos no horizonte, às 18h08 na direção sudoeste e levando cerca de três minutos até desaparecerem ao sul.

Haun lembrou que, como as naves se movem muito rapidamente, as passagens devem ser acompanhadas a olho nu. "Não dá para ver a ISS com instrumentos, mas isso não vai ser problema, pois como as naves estarão com um brilho muito grande, elas serão bem visíveis e facilmente identificáveis", disse o astrônomo.

 
 
agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo