terça-feira, 10 de maio de 2011

Ranking dos maiores terremotos

por Sergio Parra 


Revisando os dados da U. S. Geological Survey, e as instituições constituídas para Sismologia e Banco de Dados Internacional da Organização Mundial de Saúde, podemos fazer um ranking um pouco macabro  dos maiores terremotos no mundo: 





1) Um terremoto de magnitude 9,5 na escala Richter no sul do Chile e do maremoto subseqüente causou pelo menos 1.700 mortos. As estimativas foram entre 2.000 e 5.000 vítimas. Maio de 1960.

2) Terremoto de 9,3 ocorreu em 26 de dezembro, provocando um enorme tsunami que devastou as costas e ilhas da região, matando 230.000 pessoas em 14 países. Dezembro 2004.

3) Terremoto de 9,2 Cove, em Prince William Sound, no Alasca, matando 131 pessoas, incluindo 128 por um tsunami. Março de 1964.

4) Um terremoto de magnitude 9,0 Arica, Peru (atual Chile) provoca maremotos catastróficos, mais de 25.000 pessoas morreram na América do sul . Agosto 1868.

5) Um terremoto de magnitude 9,0 em Kamtchatka causa danos mas nenhuma morte, apesar de desencadear ondas de nove metros (30 pés) no Havaí. Novembro de 1952.

6) Um terremoto de magnitude 9,0 sacode o que hoje é o norte da Califórnia, Oregon, Washington e British Columbia, provocando um tsunami que atingiu a população  no Japão. Janeiro 1700.

O terremoto que provocou recentemente a crise nuclear na central de Fukushima  magnitude foi de 8,9.

Estão prevendo para estes dias outro grande terremoto nos Andes. Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade do Havaí, sugere que a magnitude de um terremoto na área poderia atingir um máximo de entre 8,7 e 8,9 graus na escala Richter, conforme publicado esta semana pela revista Nature Geoscience.

via | Los Andes
 

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo