sexta-feira, 13 de maio de 2011

Um dos primeiros minerais do Sistema Solar foi encontrado

Por Inovação Tecnológica 
O 'Ovo Trincado', no qual a crotita foi descoberta, é uma formação inteiramente mineral. Crédito: Chi Ma
Geólogos anunciaram a descoberta de um autêntico fóssil mineral, um dos primeiros minerais formados em nosso Sistema Solar. 
 
 
Chamado de crotita [Krotite], é o principal componente de uma inclusão incomum, incorporada no interior de um meteorito (NWA 1934) que foi encontrado no noroeste da África. Acredita-se que essas formações, conhecidas como inclusões refratárias, sejam os primeiros materiais planetários que se formaram naquilo que veio a se tornar o nosso Sistema Solar - antes da formação da Terra e dos outros planetas.

O grão mineral em particular agora estudado é conhecido carinhosamente como "Ovo Trincado", pelo seu aspecto característico - mas a formação é inteiramente mineral, não havendo nenhum fóssil biológico envolvido. Os pesquisadores descobriram que o grânulo é de um tipo muito especial, conhecido como inclusão refratária, rica em cálcio e alumínio.

O termo refratário refere-se ao fato de que estes grãos contêm minerais que são estáveis a temperatura muito altas, o que comprova sua provável formação muito primitiva, condensando-se nas altas temperatura da nebulosa solar. O principal componente do grão é um óxido de alumínio e cálcio de baixa pressão (CaAl2O4), nunca antes encontrado na natureza.

A determinação do arranjo atômico mostrou que a sua estrutura é a mesma de um componente sintético de alguns tipos de concretos refratários, usados em fornos, lareiras e churrasqueiras.

E que informação podemos ter ao descobrir que um componente comum de um tipo de concreto feito pelo homem é encontrado na natureza apenas como um componente muito raro, em um grão formado mais de 4,5 bilhões de anos atrás? Estes estudos são essenciais para decifrar as origens do nosso Sistema Solar - a criação do composto sintético equivalente requer temperaturas de pelo menos 1.500ºC.

Isto, aliado ao fato de que o composto se forma sob baixas pressões, é consistente com a formação da crotita como uma fase refratária da nebulosa solar. Daí a grande probabilidade de que a crotita seja um dos primeiros minerais a se formarem em nosso Sistema Solar.

Estudos sobre essas inclusões inéditas encontradas no Ovo Trincado vão continuar, em um esforço para aprender mais sobre as condições em que elas se formaram e, posteriormente, evoluíram. Além da crotita, o Ovo Trincado contém pelo menos oito outros minerais, incluindo um outro mineral inédito para a ciência e que ainda está sendo catalogado.
 
 
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Link - me



Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day

Suas Férias

PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo